Exposição de ilustrações de Tânia Bailão Lopes

Exposição de ilustrações de Tânia Bailão Lopes De 4 a 30 de novembro, na Biblioteca Municipal de Porto de Mós.

Exposição de ilustrações O espaço da Biblioteca Municipal recebe de 4 a 30 de novembro, a exposição de ilustrações de Tânia Bailão Lopes.

A ilustradora define-se como uma apaixonada pelos prazeres da vida, pela vivacidade da Primavera, pelos dias de sol, pela fragilidade, efemeridade e intensidade do viver.

Fascinada pela suave e surpreendente fusão de cores, pela magia das tintas, procura representar o mundo, pensamentos, sonhos e sensações, pelas suas próprias mãos.

Tânia Bailão Lopes nasce a 11 de Agosto de 1983.

Os seus primeiros trabalhos incluem uma pintura de graxa na parede exterior da sua casa, quando a idade lhe cabia numa mão. Fica apenas essa imagem, pois a memória encarregou-se de lhe bloquear as lembranças, certamente pela reacção que os seus pais tiveram ao ver tal obra.

Como é perceptível, dedicou-se primeiro à prática e só depois à teoria.
A pintura torna-se, assim, uma ferramenta de comunicação, onde assume uma atitude interventiva e uma personalidade heterogénea.


Desde 2002 expõe os seus trabalhos em vários espaços, dentro e fora do país, passando por Macau, Itália, Espanha, Austrália e Brasil. Premiada na área da Pintura e da Ilustração, tem a sua obra representada no acervo de várias entidades públicas e privadas.


Em 2009 elabora a Primeira Exposição Multissensorial e Inclusiva em Portugal (Projecto “Olha por mim”) e, em 2011, realiza um estudo pioneiro em Portugal, no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica, sobre o Efeito da Arteterapia nas funções cognitivas dos idosos.


Apaixonada pela ilustração, publicou já mais de duas dezenas de livros, estreando-se em 2015 na escrita, com o livro infantil “Romeu, o Touro que não gostava de touradas” (www.facebook.com/romeu.o.touro), e em 2016 lança “Piu Caganita” o primeiro livro multiformato composto por versão de texto aumentado, pictogramas, braille impresso e imagens em relevo, tudo isto num único livro, tendo ainda disponível on-line, a versão adaptada para Língua Gestual Portuguesa e Audiolivro, cujas telas tácteis estarão em destaque nesta exposição.

Não deixe de visitar!

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.