Comemorações do Fim da 1.ª Guerra Mundial

Comemorações do Fim da 1.ª Guerra Mundial Pedido de cedência de material.

POTOMOSENSES NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
(28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918)

1.ª GUERRA MUNDIAL

No dia 11 de novembro 2016, comemora-se os 98 anos do Armistício de Compiègne, tratado assinado do fim da Primeira Guerra Mundial.


O Município homenageia através da memória visual os soldados portomosenses que combateram neste conflito. Não podemos esquecer que muitas foram as vicissitudes pelas quais passaram, tais como: a angústia da partida por eles e familiares, a incerteza de voltar (falecera na guerra, António “da fonte” e Joaquim São Pedro), a imagem de colegas mortos, a inalação de gases tóxicos e a ansiedade da volta. Lembrar os homens que mesmo albergando essa carga de dor física e psicológica, voltam à terra com um sorriso e continuam a sua vida, marcando a sua identidade e a história da vivência dos munícipes.


Esta imagem só foi possível pela importância da memória e da sua preservação por parte dos descendentes de soldados portomosenses que combateram neste conflito, o Município lança agora o convite para que ajude a enriquecer esta história e a preservar a nossa memória coletiva cedendo fotografias, postais, cartas, medalhas, cadernetas militares, etc.


Para tal, contacte:
Museu Municipal de Porto de Mós; Travessa de São Pedro (junto à Câmara Municipal); tel.: 244499652; museu@municipio-portodemos.pt

SOLDADOS PORTOMOSENSES - REGISTO DE MEMÓRIA VISUAL - VEJA AQUI.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.