Exposição "Sismos em Portugal?", de Daniel Ribeiro

Exposição "Sismos em Portugal?", de Daniel Ribeiro De 4 a 28 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Porto de Mós.

Exposição SismosDe 4 a 28 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Porto Mós recebe a exposição "Sismos em Portugal?", de Daniel Ribeiro.

A exposição “Sismos em Portugal?”pretende sensibilizar a população para os riscos e respetivas medidas de autoproteção. Portugal está localizado numa zona de risco sísmico moderado, devido à proximidade da separação das placas tectónicas Euroasiática e Africana, que ocasionam mais de 1000 sismos anuais. Apesar de nem todos serem sentidos por nós, não estamos imunes de ter um sismo idêntico ao que ocorreu em Lisboa no ano 1755.

Daniel Ribeiro, na 1.ª pessoa:

Daniel Ribeiro é um jovem aluno do 12º ano do Curso Profissional de Proteção Civil da Escola Secundária de Porto de Mós que nasceu a 19/03/1999 e que, desde pequeno, sonha seguir a área da Proteção Civil. Em 2015 integrou, em regime de voluntariado, os Bombeiros Voluntários de Porto de Mós.

“Os cidadãos, apesar da imensa informação disponível, desconhecem os procedimentos a ter antes, durante e depois de um sismo. Com frequência, visualizo equipamentos de primeira intervenção e saídas de emergência obstruídas.
Os pequenos sismos sentidos recentemente em Porto de Mós (1 e 2 de fevereiro) foram suficientes para preocupar grande parte da população. Se fosse um abalo de “grande intensidade”, provavelmente grande parte das pessoas não iria saber como reagir e, consequentemente, haveria a perda de vidas humanas. Assim, devemos adotar rapidamente uma cultura de prevenção.
Na exposição “Sismos em Portugal?” pretendo divulgar os maiores sismos que ocorreram no País e os que aconteceram no mundo em 2016, valorizando a importância das normas de autoproteção que são simples, mas que podem salvar vidas”.

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.