Comemorações da Semana Santa Porto de Mós 2018

Comemorações da Semana Santa Porto de Mós 2018 De 25 a 30 de março em Porto de Mós

Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018


As Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 terão lugar entre os dias 16 e 30 de março, com um programa alargado de atividades de índole religiosa e cultural.

No dia 16 de março, o Castelo de Porto de Mós acolheu a cerimónia de apresentação desta iniciativa, onde decorreu, também, a abertura da exposição de fotografia “LXV”, de Rui Campos, que estará patente no Castelo de Porto de Mós até ao dia 17 de abril e que também integra o programa de atividades das Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018.

No dia 25 de março, Dia de Ramos, será celebrada “a entrada de Jesus em Jerusalém”. A cerimónia terá início no largo da Feira de São Pedro, com uma procissão e recriação desta passagem bíblica. A “entrada” na cidade de Jerusalém será representada na Ponte Nova de Porto de Mós, que estará, na sua totalidade, decorada com um tapete de flores. Este trabalho resulta da parceria com o Grupo de Quarentões de Mira de Aire, o Rancho Folclórico de Mira de Aire, a Comissão de Festas de São Miguel do Juncal, a equipa de jardinagem do Municipio de Porto de Mós, o Grupo de Catequese de Porto de Mós, o Agrupamento de Escuteiros 370 Porto de Mós e o Grupo de Moradores de Alcaria.

A cerimónia do Domingo de Ramos contará, ainda, com a participação dos três grupos corais do concelho de Porto de Mós: Grupo Coral Gaudia Vitae, Grupo Coral Calçada Romana e Grupo Coral Vila Forte, que enriquecerão esta celebração com as suas atuações.

Chegada ao Largo do Rossio, a procissão, que este ano regista um novo itinerário, passará pela Alameda Dom Afonso Henriques, Avenida Sá Carneiro, Praça Arménio Marques e Avenida de Santo António, voltando ao Largo do Rossio, onde terminará a Eucaristia.

No dia 26 de março a Igreja de São Pedro acolherá o concerto de música sacra “Evocação da Paixão de Cristo”, com António Alves e o Tenor Amadeu de Oliveira, pelas 21h30.

No dia 27 de março será recuperada a antiga tradição dos cantares da quaresma, com o Rancho Folclórico “Luz dos Candeeiros”, às 21h30,na Igreja de São Pedro.

“Um silêncio de 40 dias - Quadraginta Dies Silentio” é uma apresentação teatral e musical com produção de “A corda”, também na Igreja de São Pedro, pelas 21h30.

Na Quinta Feira Santa, no dia 29 de março, será celebrada a Eucaristia “Ceia do Senhor e Lava Pés”, na Igreja de São Pedro, pelas 20h30.
A encerrar as Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós 2018 será realizada a Via Sacra ao Vivo, pelas 16h00, com início na Igreja de São Pedro. Um espetáculo religioso que levará os presentes a viver o tempo pascal de forma profunda.

A Via Sacra ao Vivo será recriada, em 14 estações que percorrerão a vila de Porto de Mós, terminando no Castelo de Porto de Mós com os rituais da crucificação e adoração da Cruz.

O Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria é o responsável por esta recriação bíblica, contando com a participação de alguns elementos dos grupos de teatro locais como o Trupêgo - Grupo de Teatro e Teatr'Ambu - ASSV São Jorge. Participam, nesta recriação a Associação das Serras de Aire e Candeeiros e o Grupo de Catequese de Porto de Mós.

As Comemorações da Semana Santa de Porto de Mós contam, ainda, ao longo das suas atividades, com a colaboração dos Grupos Corais do Concelho de Porto de Mós e com a Banda Recreativa Portomosense.

Todas as atividades são de entrada livre.

Conheça aqui o programa completo.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.