Vamos Cantar as Janeiras

Vamos Cantar as Janeiras Dia 21 de janeiro, às 19h00, junto ao Largo da Igreja de Mira de Aire

 

 

Vamos Cantar as JaneirasA tradição ainda é o que era. Prova disso é o encontro do próximo dia 21 de janeiro, em Mira de Aire, “Vamos cantar as Janeiras”, com começo às 19h00, junto ao Largo da Igreja.
À semelhança de outros anos, esta é uma iniciativa da Comissão de Festas de Mira de Aire, os Quarentões, que percorre toda a vila com cânticos e muito divertimento à mistura, fazendo jus a este antigo hábito das gentes mirenses, que cada vez traz mais visitantes à Vila durante a noite das “Janeiras”.

“As Janeiras são uma tradição de Portugal, juntando pessoas de todas as idades a cantar, pelas ruas, anunciando o nascimento de Jesus. e desejando um Feliz Ano Novo.
Mais ou menos organizadas, “com ironia, com brincadeira, de mil maneiras”, elas mantém viva a chama do Natal, que “chegando ao auge, vai decaindo”.
A tradição mais geral e acentuada é de grupos de amigos ou vizinhos, que se juntem com ou sem instrumentos. Depois do grupo feito e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela localidade.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as “janeiras” (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcelas... embora que nos tempos que correm seja mais usual darem dinheiro e chocolates.
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado ou comem todos juntos aquilo que receberam.
Na nossa terra, Mira de Aire, existem desde 1994, organizada por um grupo de elementos nascidos em 1954. Era o 2º ano que esta festa era organizada pelos chamados “Quarentões”.
A tradição ainda hoje se mantém, e já se tornou num dos eventos mais populares de Mira de Aire.
       
“As Paixões não se contam, provam-se.
 As vivências nem sempre se perdem,
 Experimentam-se, permanecem, saboreiam-se.”
                                     
                                    (Soledade Martinho da Costa)

                                   “Os Quarentões”
Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.