Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa Cria o teu ovo de Páscoa com talento e criatividade. Inscreve-te já!

 

 

Ovo de PáscoaA Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até à sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã.

 

Muitos costumes ligados ao período pascal tiveram a sua origem a partir dos festivais pagãos da Primavera. Outros vêm da celebração do “Pessach”, ou “Passover”, a Páscoa judaica. Esta é uma das mais importantes festas do calendário judaico, é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egipto, durante o reinado do faraó Ramsés II, e a transição da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

 

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico “Pessach”. Os espanhóis chamam-lhe a festa de “Pascua”, os italianos de “Pasqua” e os franceses de “Pâques”.

 

A festa tradicional associa a imagem do coelho ao símbolo da fertilidade, e os ovos pintados com cores brilhantes, dados como presentes, à luz solar. A origem do símbolo do coelho deve-se ao facto destes animais serem notáveis reprodutores. Como a Páscoa simboliza a ressurreição e o renascimento, nada melhor do que o coelho para simbolizar a fertilidade! É aqui que está a sua verdadeira associação à época pascal, uma vez que estes animais têm a capacidade de gerar grandes ninhadas.

 

O Ovo, afinal!!!

Bem, o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Eram verdadeiras obras de arte!

Assim, o Ovo de Páscoa é uma iniciatiava do Pelouro da Educação, Cultura e Ação Social do Município de Porto de Mós e tem por objectivo estimular o fazer cultural, mantendo as tradições populares.

A iniciativa está aberta a todas as pessoas, assim como às escolas do pré-escolar, 1º a 3º ciclos, ensino especial e secundário, respectivos prolongamentos e instituições de solidariedade social.

Os interessados em participar deverão enviar a ficha de inscrição até ao próximo dia 16 de março para o e-mail iniciativas@municipio-portodemos.pt, para o fax nº 244 499 638 ou para a morada Municipio de Porto de Mós, A/C Pelouro da Cultura, Praça da República, 2484-001 Porto de Mós.

Ver Regulamento e Ficha de Inscrição

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.