Encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino

Encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino Dia 24 de outubro, às 19h00 na Praça da República

ESPETÁCULO DE ENCERRAMENTO - ÁGUAS DANÇANTES

 

A 18 de Fevereiro de 1515, D. Manuel I atribuía à Vila de Porto de Mós o Foral Novo, reforçando a sua importância e autonomia administrativa. 500 anos passados sobre esta data, a Câmara Municipal de Porto de Mós celebrou durante vários meses e com diversas atividades culturais este marco histórico.

No dia 24 de Outubro terá, então, lugar a cerimónia de encerramento das comemorações, pelas 19h00, na Praça da República da qual fará parte o lançamento do livro "Forais de Porto de Mós", da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares. Esta publicação compila um conjunto de estudos que contribuem para a caracterização do território de Porto de Mós, dando conta, naturalmente, das implicações que, nomeadamente, o Foral de D. Manuel I teve na vida civil e administrativa da vila e do concelho. O documento inclui, também, a transcrição do Foral de D. Dinis, atribuído a Porto de Mós em 1305, perpetuando, numa única obra, estes dois momentos da história portomosense.

Após a cerimónia de apresentação do livro "Forais de Porto de Mós", seguir-se-á um espetáculo multimédia e de fogo-de-artifício alusivo ao contexto da época.

Cerimónia de encerramento das Comemorações dos 500 anos de foral manuelino

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.