Papel Memória - Documento do Mês - Junho

O Arquivo Municipal de Porto de Mós cria a rúbrica “Papel Memória” dando a conhecer, mensalmente...

 

O Arquivo Municipal de Porto de Mós cria a rúbrica “Papel Memória” dando a conhecer, mensalmente, um documento do seu acervo, contribuindo para o aprofundar da história de uma data significativa, de acontecimentos marcantes, de decisões importantes ou de simples curiosidades relacionadas com a memória da comunidade portomosense.


CARTAZ DAS FESTAS DE SÃO PEDRO DE 1983
VER IMAGEM COM DETALHE

documento do mês - junho

DESCRIÇÃO: Cartaz das Festas de São Pedro 1983

 

CONTEXTO

A comemoração do dia 29 de junho, dia de São Pedro, orago da vila, remonta, de acordo com as fontes disponíveis, aos inícios do século XIX, data vivida, predominantemente, com base no preceito religioso.

A tradicional feira anual de São Pedro merecia, contudo, aos olhos da população, honras de feriado municipal, vontade expressa em Reunião de Câmara do ano de 1954, atendida 23 anos depois, em 1977.

Ao longo dos anos, a organização dos Festejos de São Pedro esteve a cargo de diferentes Comissões, por iniciativa de diversas entidades. O final da década de 60, nomeadamente 1969, e, praticamente, toda a década de 70 trouxe esta responsabilidade à Associação de Bombeiros Voluntários desta Vila, com o apoio da Câmara Municipal. Em 1979, a Associação Desportiva Portomosense assume a iniciativa e1983 marca o início do abraçar das Festas pelo Fundo Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal, mantendo-se assim até aos dias de hoje.

33 anos depois, vale a pena realçar a coincidência das datas, em relação aos festejos deste ano: de 25 de Junho a 3 de Julho.

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.