"Papel Memória" - Documento do mês - SETEMBRO

"Papel Memória" - Documento do mês - SETEMBRO Caderneta Predial Urbana da Central Elétrica, de 1937.

Caderneta Predial UrbanaO Arquivo Municipal de Porto de Mós dá continuidade à rúbrica “Papel Memória” dando a conhecer, mensalmente, um documento do seu acervo.

O documento escolhido para o mês de setembro é a Caderneta Predial Urbana da Central Elétrica, datado de 31 de dezembro de 1937.

A Central Termoelétrica de Porto de Mós, designada como Central Lena, inicia a sua laboração em 1933, alimentada com os carvões provenientes do Couto Mineiro do Lena, tendo fornecido energia em baixa tensão para iluminação pública da vila e consumo doméstico, e força motriz (corrente em alta tensão) à Empresa de Cimentos de Leiria e às minas, estendendo progressivamente a sua área de distribuição a Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré, entre outros lugares. Funcionou regularmente até ao início da década de 50.

Prestes a concretizar-se o início das obras que lhe trarão a afetação de novas valências no domínio cultural, este edifício e toda a história a ele associada, ocupam um lugar de valor na memória coletiva da comunidade portomosense.

Veja o documento com detalhe:

Frente

Verso

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.