Comunidade Intermunicipal de Leiria congratula-se pelo bom desempenho da região na execução de fundos europeus e promove novos projetos intermunicipais na mobilidade sustentável e de promoção cultural O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), reunido esta sexta-feira, dia 03 de agosto...

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), reunido esta sexta-feira, dia 03 de agosto, no Eco Parque da Aldeia da Pia do Urso, no município da Batalha, procedeu à avaliação da proposta final de reprogramação dos fundos europeus no âmbito do Programa Operacional do Centro – Centro 2020, e regista com satisfação que obteve mérito a proposta apresentada pela Região de Leiria no sentido de reforçar a dotação financeira às prioridades de investimento afetas à mobilidade urbana e à política de cidades (+ 60 milhões), bem como a necessidade de reforçar as dotações do SI2E- Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (+ 50 milhões), programa lançado no contexto dos apoios às empresas e gerido pelas CIMRL.

Esta decisão das autoridades de gestão dos fundos europeus representa uma oportunidade para a Região de Leiria e os seus municípios, porque enquadra novos projetos em áreas como a mobilidade urbana suave, ecovias, cidades inteligentes e interfaces modais, com contributos para a descarbonização e sustentabilidade ambiental das cidades e áreas urbanas complementares.

A CIM Região de Leiria assume novos projetos nestas componentes de mobilidade e decidiu encetar a revisão do Plano de Ação de Mobilidade Sustentável (PAMUS), documento estratégico que enquadra o apoio financeiro que os municípios pretendam candidatar ao Programa Operacional Regional para a concretização das tipologias de ação no âmbito da prioridade de investimento “4.5 - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de territórios, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação.

A CIM Região de Leiria aprovou ainda uma ação de colaboração e parceria com a Enerdura - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, com o objetivo de avaliar as potencialidades de um estudo conjunto relativo ao processo em curso das concessões Municipais de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão.

Por fim a CIMRL decidiu participar na Bienal Ibérica de Património Cultural em Valladolid, a realizar de 8 a 11 de novembro de 2018, no Centro Cultural Miguel Delibes, na cidade espanhola de Valladolid, por ser uma boa oportunidade de apresentação da região, num evento dedicado ao Ano Europeu do Património Cultural.

A Comunidade Intermunicipal d região de Leiria
Leiria, 03 de agosto de 2018