Câmara Municipal de Porto de Mós devolve cada vez mais impostos às famílias do concelho Decorreu esta quinta-feira, dia 13 de setembro, o início da segunda ronda das reuniões descentralizadas, de volta à freguesia de São Bento.

Decorreu esta quinta-feira, dia 13 de setembro, o início da segunda ronda das reuniões descentralizadas, de volta à freguesia de São Bento. Conforme prometido, o horário das reuniões passou para as 18 horas por forma a facilitar a participação dos Munícipes, sendo esse o objetivo principal deste tipo de reuniões. No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, teve a oportunidade de abordar alguns assuntos pertinentes, como a tomada de posição da CIMRL contra o novo Programa Regional de Ordenamento Florestal, onde se prevê o aumento de 10% de novas plantações de eucaliptos para vários Municípios da CIMRL, nomeadamente para Porto de Mós o aumento de mais 165 hectares. Outro tema abordado foi a preocupação com o mau serviço que está a ser prestado por parte da Valorlis na recolha dos lixos separados e pela SUMA, no que toca à limpeza pública e recolha dos lixos no concelho, uma vez que ambas têm vindo a degradar o serviço prestado no Concelho.

No que diz respeito à ordem de trabalhos da referida reunião, destaca-se a aprovação da devolução inédita de 1% da participação do IRS às famílias do concelho e que se traduz na devolução às famílias de cerca de 134.000,00€. Esta medida vai ao encontro da estratégia definida pelo Executivo de devolver até ao final do mandato um total de 2% às famílias, garantindo assim que a boa saúde financeira do Município sirva para um benefício direto na carteira dos seus munícipes. Relevar a aprovação da alteração da delimitação da Área de Reabilitação Urbana da Vila de Porto de Mós, por forma a consolidar toda a vila, abrangendo alguns edifícios municipais de carecem de obras profundas de reabilitação, e ainda a aprovação da alteração do Plano de Pormenor da Zona Industrial de Mira de Aire para Área de localização Empresarial, permitindo assim a instalação diversificada de empresas, nomeadamente de comércio e serviços. Foram também aprovados vários Contratos de Comodato com Associações de caçadores de forma a permitir que estas associações deixem de pagar uma renda mensal por utilização destes espaços, colocando-as assim em igualdade com todas as associações a quem o Município cedeu edifícios. Referir ainda a aprovação de vários subsídios e apoios financeiros a Associações do concelho para obras nos seus edifícios como medidas de implementação de autoproteção e segurança.