Câmara Municipal de Porto de Mós assinou Protocolo "Caminhos de Fátima, Caminhos do Mar" Em Cascais passará a iniciar-se o Caminho do Mar, percurso que vai envolver, também, os municípios de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós...

Em Cascais passará a iniciar-se o Caminho do Mar, percurso que vai envolver, também, os municípios de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha e Ourém. A partir daqui, serão assinalados com setas azuis e marcos, caminhos pedonais seguros até ao destino final dos peregrinos: Fátima ou Santiago de Compostela.

O projeto foi orientado pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, antigo presidente do Centro Nacional de Cultura, estando já sinalizados o Caminho do Tejo, com início em Lisboa, o Caminho do Norte, com início em Valença passando pelo Porto e Coimbra, e o Caminho da Nazaré, num total de cerca de 500 quilómetros.

Ao identificar estes percursos pedonais mais seguros pretende-se encaminhar os milhares de pessoas que peregrinam a pé para Fátima e para Santiago de Compostela, todos os anos e ao longo de todo o ano, para zonas pedonais mais seguras, longe das estradas onde o perigo e acidentes espreitam a cada quilómetro.

O protocolo foi subscrito, ontem no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães Cascais, por Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, entidade responsável pelo projeto a nível nacional, e pelos presidentes das Câmaras Municipais envolvidas no Caminho do Mar.