Tokandar em Alvados

Tokandar em Alvados O dia amanheceu com o céu azul e o sol a brilhar por entre escassas nuvens… negras, a temperatura era relativamente baixa o que tornaria mais agradáveis os 10.400 metros que tínhamos que percorrer neste TOK’ANDAR de Alvados 2013...

Os caminhantes foram-se juntando no Centro de Desportos ao Ar Livre de Alvados. Uma vez que havia chovido muito durante a noite, evitamos algumas pequenas asseguias na baixa da povoação que se encontravam alagadas ou com a vegetação molhada.
Passamos pelo caminho de A-de-Dentro, caminho de muitas histórias… e chegamos ao lugar do Carrasco, cruzamos a estrada das Grutas e entramos num trilho que foi outrora caminho de carro de bois, paralelo à estrada, fomos subindo até próximo das Grutas de Alvados e das Pedreiras de Mármores Alpinina e já no sentido norte começamos a sentir os efeitos das nuvens negras referidas inicialmente, com uma chuva persistente e fria. Foi assim que chegamos ao ponto mais alto da serra, à Barreira do Cume, lugar onde a paisagem se perde de vista no horizonte, por entre serras e vales, com Mira de Aire, Minde e outros lugares a parecerem-nos estar mesmo ali. Digamos que aqui é mesmo o virar do passeio com o regresso por caminhos serranos em relativo bom estado, até próximo do Alto de Alvados; seguimos depois para o lugar das Casas dos Riscos, no sopé da serra onde existem várias moradias recuperadas e pelos Matos da Cabeça, bem no centro da freguesia e eis-nos chegados ao Centro de Desportos ao Ar Livre            precisamente às 12 horas.
Aqui, alguns caminhantes aproveitaram para participar no pic-nic na Lagoa ou no almoço no salão, organizados pela associação “Trilho do Castelejo” que neste fim de semana levava a efeito a Festa da Primavera.
No final, ouvimos da parte dos participantes palavras elogiosas relativamente ao percurso e à organização com a promessa de voltarem para o ano.

Fonte: António Fernando Pardal, Presidente da Junta de Freguesia de Alvados