PER PETRAM – Simpósio Nacional de Escultura em Pedra inaugura amanhã com Alto Patrocínio da Presidência da República

PER PETRAM – Simpósio Nacional de Escultura em Pedra inaugura amanhã com Alto Patrocínio da Presidência da República É inaugurado amanhã, dia 22 de Junho, o evento PER PETRAM – Simpósio Nacional de Escultura em Pedra, a ter lugar às 20h30, no Castelo de Porto de Mós...

 

 

É inaugurado amanhã, dia 22 de Junho, o evento PER PETRAM – Simpósio Nacional de Escultura em Pedra, a ter lugar às 20h30, no Castelo de Porto de Mós. Após a cerimónia de inauguração e abertura oficial das exposições, haverá oportunidade para a apresentação das peças expostas, neste espaço, por parte dos 14 Artistas participantes. A cerimónia terá continuação no Parque Verde da Vila onde a mostra de peças escultóricas se prolonga.

Em simultâneo, decorrem as exposições em espaço aberto, instalações de rua, elaboradas com os diferentes materiais trabalhados pelas crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1,º, 2.º e 3.º ciclo do concelho e que incluem lajetas de barro trabalhadas, peças de fruta, caixas de madeira, verdadeiros pomares vivos, e garrafas ornamentadas, tudo decorado com muita imaginação, em homenagem à agricultura e à cerâmica de barro vermelho. Os utentes das instituições de Solidariedade Social colaboraram, igualmente, através da “construção” de mantas de 10m por 2m e que cobrem, agora, alguns dos espaços públicos, fazendo tributo ao papel da indústria têxtil, enquanto um dos motores económicos do concelho. De igual modo, estará patente ao público, a partir do dia de amanhã, no espaço do cine teatro de Porto de Mós, uma outra exposição composta pelos trabalhos dos alunos do Curso Tecnológico de Design, Cerâmica Escultura, do Colégio de São Miguel, Fátima. A cerimónia de inauguração termina com um espectáculo no Parque Verde da Vila, pelas 22h30, com Raquel Tavares.

O evento PER PETRAM - Simpósio Nacional Escultura em Pedra, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apadrinhamento do escultor Rogério Timóteo, decorrerá de 22 de Junho a 27 de Julho e pretende constituir-se como uma homenagem a quatro áreas de actividade do concelho, com expressão no seu desenvolvimento económico ao longo dos tempos, nomeadamente, indústria de extracção e transformação de pedra, indústria têxtil, indústria de cerâmica do barro vermelho e agricultura, através da elaboração de 4 esculturas ao vivo, em pedra da região, pelas mãos de 4 escultores de reconhecido nome nacional e internacional (Adália Alberto; Beatriz Cunha; Carlos Andrade e José Eduardo).

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.