Universidade Aberta em Porto de Mós

Universidade Aberta em Porto de Mós Foi oficialmente aberto o Centro Local de Aprendizagem, em Porto de Mós, no dia 31 de Janeiro, no salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós...

 

 

Foi oficialmente aberto o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, em Porto de Mós, no dia 31 de Janeiro, no salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara, João Salgueiro e pelo Reitor da Universidade Aberta, Professor Doutor Paulo Dias. Estiveram, ainda, presentes na mesa o Vice-reitor da Universidade Aberta, Professor Doutor Domingos Caeiro, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Porto de Mós, Anabela Martins e a Coordenadora do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, Dra. Séfora Silva. Segundo a mesma, "os CLAs resultam dum projeto de expansão e aproximação da UAb às populações, nomeadamente aquelas cuja localização geográfica as torna mais ávidas de uma oferta de ensino superior público de qualidade, sem constrangimentos de deslocações. Nesse sentido os CLA constituem-se como estruturas locais de apoio aos estudantes residentes nas áreas geográficas abrangidas e que procuram dotar as populações de habilitações académicas, profissionais, culturais e cívicas.

Esse projeto funciona em parceria com as autarquias e, no caso, resulta dum protocolo de colaboração assinado com a Câmara Municipal liderada por João Salgueiro, em Março de 2012. O CLA está sediado no Espaço Jovem de Porto de Mós, no centro da vila, funcionando às segundas, terças e quintas entre as 16 e as 18 horas e às quartas e sextas-feiras, das 15:30 às 18 horas.

Estas estruturas são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida, na medida em que pretendem dinamizar ações educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente susceptíveis de exclusão.

Pretendendo favorecer o acesso de amplos sectores populacionais à Sociedade da Informação e do Conhecimento, a ação destes centros privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências - académicas, profissionais, culturais e cívicas - em diferentes áreas, mas também facilitar o acesso ao ensino superior promovendo a realização de licenciaturas, mestrados, doutoramentos ou formação de âmbito específico.

Cabe ainda aos Centros Locais de Aprendizagem facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respetiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial."

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.