Crianças de Porto de Mós em estudo!

Crianças de Porto de Mós em estudo! “O desenvolvimento da orientação e do uso de mapas nas crianças dos 3 aos 5 anos, à luz da teoria ecológica de Gibson” é o tema que dá corpo à tese de doutoramento de Marisa Barroso...

 

 

Crianças de Porto de Mós em estudo“O desenvolvimento da orientação e do uso de mapas nas crianças dos 3 aos 5 anos, à luz da teoria ecológica de Gibson” é o tema que dá corpo à tese de doutoramento de Marisa Barroso, aluna da Universidade da Madeira em Protocolo com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Esta investigação conta com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Porto de Mós, do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, uma vez que a recolha de dados se realiza neste concelho com as crianças dos Jardins de Infância locais. Conta, também, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e do Clube de Orientação do Centro, que se localizam no distrito de Leiria e são duas entidades de referência na área da Orientação e, ainda, da Eurolândia Park.

O estudo, que decorre desde Dezembro passado e se estenderá até ao final do mês de Maio deste ano, tem lugar no Parque Verde da Vila, nas salas de apoio, onde cada criança é convidada a participar individualmente num jogo, cujo objetivo é procurar bonecos escondidos, numa espécie de “caça ao tesouro” e, através dele, perceber a forma como a criança se comporta face ao ambiente que lhe é apresentado.
De referir que a teoria ecológica de Gibson veio complementar o conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central, que deixou de ser considerado um sistema sensório-motor que reage às variáveis ambientais, passando, desde então, a ser visto como um sistema de percepção/acção capaz de explorar ativamente o ambiente, a fim de satisfazer os seus próprios objetivos.

Tendo em vista o aproveitamento mútuo dos respetivos recursos científicos, técnicos e humanos para o desenvolvimento deste trabalho com as crianças do concelho de Porto de Mós, as ações de colaboração a desenvolver poderão incidir sobre domínios úteis e relevantes a todas as instituições envolvidas, nomeadamente a prestação de serviços à comunidade, designadamente trabalhos de investigação e progresso, nomeadamente na área do desenvolvimento motor da criança; realização de colóquios, seminários, outras ações de natureza análoga e intercâmbio de informação técnica e científica.
 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.