Porto de Mós discute democracia e direitos

Porto de Mós discute democracia e direitos “A principal diferença de viver em democracia é que, sem ela não havia liberdade de expressão”. A frase, da autoria do presidente da câmara de Porto de Mós...

Palestra Centro Local de Aprendizagem
“A principal diferença de viver em democracia é que, sem ela não havia liberdade de expressão”. A frase, da autoria do presidente da câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, enaltece a importância das conquistas do 25 de Abril e serviu para abrir a discussão da palestra “A evolução dos direitos em Portugal e a Democracia”.

A palestra, que foi uma iniciativa da autoria do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Abertas, em Porto de Mós, trouxe ao nosso município a escritora e jornalista Helena Matos e o professor, blogger e diretor pedagógico dos Tocándar, Paulo Tojeira.

Esta iniciativa, que teve por mote os 40 anos sobre a Revolução, procurou discutir a evolução da democracia e dos direitos em Portugal. O público-alvo foram os alunos do ensino secundário, das escolas de Porto de Mós e de Mira de Aire e esta foi uma oportunidade para pensar sobre o nosso futuro coletivo, em conjunto com os jovens portomosenses.

Helena Matos, que é co-autora do livro “Este País não é para Jovens”, abordou o tema da emigração, considerando que a grande novidade nessa matéria é que, pela primeira vez, “são os filhos da classe média quem está a emigrar”.

Paulo Tojeira optou por lembrar que é importante cada jovem cidadão manter-se informado e ser ativo na defesa dos seus direitos, recordando alguns factos do 25 de Abril e partilhando a sua própria experiência dessa época.

Também João Salgueiro fez questão de recordar essa época, lembrando ainda a época de estudante universitário em Coimbra e da contestação ao regime e enalteceu a maior das conquistas: a liberdade que  nos permite escolher quem nos governa.

UNIVERSIDADE ABERTA | CLA – Porto de Mós
| Telf. 244 40 23 18 | e-mail: cla.portodemos.pt  | www.uab.pt