Comemorações da Batalha de Aljubarrora encheram ruas e castelo de Porto de Mós!

Comemorações da Batalha de Aljubarrora encheram ruas e castelo de Porto de Mós! No dia 14 de agosto comemoraram-se os 629 anos passados sobre a Batalha Real de 1385, que deu a vitória aos portugueses...

 

 

No dia 14 de agosto comemoraram-se os 629 anos passados sobre a Batalha Real de 1385, que deu a vitória aos portugueses contra os espanhóis, garantindo a independência de Portugal, sob as ordens de Nuno Álvares Pereira, até aos dias de hoje.

A data, habitualmente assinalada com animação no castelo, viu, este ano, mais uma razão para comemorar. Após a requalificação do acesso ao castelo, na Rua Cruz do Sabugueiro, que além de ter criado um pequeno espaço de lazer, criou, também condições para os transportes pesados de passageiros mais facilmente de dirigirem ao monumento nacional. De modo a assinalar a importância deste local, onde passaram as tropas portugueses, a caminho da batalha, após terem pernoitado no castelo de Porto de Mós, foi inaugurada uma escultura alusiva precisamente à descida das tropas, da autoria do artista Paulo Honorato.

Após o descerramento da placa e da obra, pela mão do executivo municipal, a festa teve continuação, rumo ao castelo, com muita música, dança, acrobacias e espetáculos de fogo.

Já no castelo foi possível assistir a alguns ofícios da época medieval, travar duelos de espadas, ver objectos de tortura, dançar, entre muitas outras atrações que fizeram os presentes viajar no tempo, até 1385.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.