"A Terra Treme" - participe nesta ação preventiva!

"A Terra Treme" - participe nesta ação preventiva! “A Terra Treme” é um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realiza no dia 13 de outubro, às 10h13...

A Terra Treme
“A Terra Treme” é um exercício de sensibilização para o risco sísmico, com a duração de um minuto, que se realiza no dia 13 de outubro, às 10h13.

Esta iniciativa vai de encontro às propostas enunciadas no Quadro de Ação de Hyogo subscrita por 168 Estados-Membros da Nações Unidas. No quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (ISDR) promovem-se vários projetos e ações tendo como preocupação central aumentar a capacidade de resiliência das comunidades, tendo Portugal em 2010 criado formalmente a Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes, seguindo os mesmos princípios e objetivos centrais - “A resiliência de um grupo, comunidade, ou organização, está dependente das capacidades que em conjunto conseguem desenvolver e que lhes permitam adaptar-se e fazer face a situações de mudança e perturbação, sem grandes danos, nem perda de recursos” (UNISDR, 2005).

Incrementar estas capacidades passa por um progressivo esforço colaborativo entre organismos responsáveis e populações, introduzindo metodologias proactivas como a educação, o planeamento e desenvolvimento da sensibilização local para os riscos.

Uma Comunidade Resiliente é composta por cidadãos mais conscientes, mais defendidos, mais esclarecidos, mais ativos e interventivos na sua própria segurança.

Assim, “A Terra Treme” é um exercício de carácter informativo e mobilizador em torno da temática específica do risco sísmico. Prática corrente e introduzida na maioria dos Estados-Membros das Nações Unidas, é um exercício adotado também em Portugal, à escala nacional, promovendo a sensibilização dos cidadãos para a prevenção do risco e para a atuação em caso de sismo.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil, em função dos seus objetivos e domínios de atuação, tem desenvolvido ao longo do tempo atividades conducentes ao conhecimento do risco sísmico e à sua minimização. “A Terra Treme” é mais uma dessas iniciativas.

No dia 13 de outubro, às 10H13, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional, e efetuar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente; e Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

O presente email constitui-se assim como uma ferramenta de divulgação da presente iniciativa e ainda como um pedido de disseminação da mesma – escolas, universidades, empresas, e outros, promovendo uma participação ativa, informada e consciente.

Para mais informações e dados adicionais, queiram por favor consultar o site www.aterratreme.pt, onde encontrarão uma explicação detalhada do evento, informação sobre os 7 Passos que devem ser incorporados antes, durante e após o exercício propriamente dito e ainda uma Ficha de Participação (basta clicar na frase “Quero participar”, preencher os dados solicitados e pressionar o botão “Inscrever”), dando visibilidade a essa participação.

O QUE FAZER EM CASO DE SISMO

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.