Porto de Mós comemora Dia Nacional dos Castelos com entradas gratuitas

Porto de Mós comemora Dia Nacional dos Castelos com entradas gratuitas Porto de Mós comemora Dia Nacional dos Castelos com entradas gratuitas no castelo de Porto de Mós, no dia 7 de outubro...

 

Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em Outubro e tem como objetivo promover em todo o país, iniciativas que visam a reflexão sobre o património fortificado.

Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país, por esse motivo, o Município de Porto de Mós vai assinalar a data oferecendo a entrada no castelo de Porto de Mós a todos os visitantes no dia 7 de outubro, terça-feira.

Obra arquitectónica de características singulares, o castelo de Porto de Mós, erguido sob os escombros de um posto de vigia romano, acumulou ao longo dos séculos influências militares, góticas e renascentistas assentes numa estrutura pentagonal com torreões de reforço nos ângulos, apesar de, atualmente, resistirem apenas quatro. Os dois torreões que compõem a fachada principal são ornamentados por duas cúpulas piramidais, com acabamento de cerâmica de cor verde. O papel do castelo de Porto de Mós foi flagrante durante o período da conquista cristã. Após sucessivas guerrilhas entre portugueses e mouros, em 1148, D. Afonso Henriques, auxiliado por D. Fuas Roupinho, que se viria a tornar no primeiro alcaide da vila de Porto de Mós.

Horários:
De outubro a abril – 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
De maio a setembro – 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Encerramento: Segunda-feira

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.