Concurso “Ventos de Poupança / Energia + Positiva”

Concurso “Ventos de Poupança / Energia + Positiva” A Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, está a coordenar o concurso pedagógico...

A ENERDURA – Agência Regional de Energia da Alta Estremadura, está a coordenar, na sua área de intervenção, o concurso pedagógico “Ventos de Poupança / Energia + Positiva”, que tem como finalidade promover a utilização racional da energia elétrica em escolas do 3.º Ciclo de Ensino Básico e/ou Secundário.

Sendo este um concurso direcionado a alunos e professores, e consistindo este projeto pedagógico na transposição dos conhecimentos adquiridos para a comunidade, pretende atingir os seguintes objetivos:

1. Mobilizar os participantes para a importância da eficiência energética;
2. Promover uma redução superior a 10% no consumo de energia elétrica nas escolas envolvidas;
3. Induzir a redução do consumo de energia elétrica nas habitações de toda a comunidade escolar.

As inscrições para o concurso, que terá início no dia 21 de novembro, encontram-se abertas até ao próximo dia 17 de novembro, podendo estas ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível em www.enerdura.pt.

O concurso irá desenvolver-se em duas fases, sendo que numa 1.ª fase, serão distribuídos gratuitamente, a uma seleção de 30 escolas, sistemas de monitorização de eletricidade e estações meteorológicas com anemómetros. O prémio final do concurso (2.ª fase), para as 10 escolas vencedoras, consistirá na oferta de uma microturbina eólica a instalar em cada uma dessas escolas, que será anunciado no evento de conclusão do concurso, dia 29 de maio (Dia da Energia).

Este concurso, que resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), apoiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), tem como promotor a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e como parceiros a ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal.

Sublinha-se a relevância do objetivo final deste projeto para a temática da Energia e da Eficiência Energética e o consequente cariz mobilizador e pedagógico do concurso.