Esclarecimento

João Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós faz saber que este Município é totalmente alheio ao verificado aumento da população de etnia cigana, no concelho...

ESCLARECIMENTO

Perante a notícia de que teria sido assinado um acordo entre esta Câmara Municipal e eventuais minorias étnicas, no sentido desta Autarquia acolher, no caso, a etnia anteriormente referida, com contrapartidas financeiras, informa-se que tal facto é totalmente falso. Qualquer protocolo assinado por esta Câmara terá, obrigatoriamente, de ser presente a Reunião de Câmara, devidamente assinado, devendo o seu conteúdo ser divulgado, publicamente, quer através do jornal local, quer através do sítio da internet deste Município, o que nunca aconteceu, comprovando-se, como tal, a completa falsidade deste anúncio.

Em consequência desta falsa notícia, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós diligenciou no sentido de reunir com a comunidade cigana local, residente neste Município há largos anos, na sua grande maioria já com naturalidade neste concelho, manifestando-lhe que esta Câmara Municipal não aceitará nem o aumento, nem a fixação de outras comunidades desta etnia, provenientes de outros concelhos, nos terrenos que actualmente ocupam há mais de uma dezena de anos sob pena de aplicação de medidas extremas que passarão pela obrigatoriedade de abandono do acampamento local sito nos terrenos, propriedade desta Câmara Municipal.

Face a este cenário há que reforçar o compromisso assumido neste sentido pela comunidade cigana local. Esta situação tem merecido e continuará a merecer uma atenta fiscalização por parte dos técnicos desta Câmara Municipal com vista a assegurar e a garantir o compromisso, assumido, em nome do bem comum.

O Presidente da Câmara Municipal
João Salgueiro