Universidade Aberta e Câmara Municipal assinam protocolo

Universidade Aberta e Câmara Municipal assinam protocolo A Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Porto de Mós vão assinar um protocolo de colaboração no próximo dia 7 de Março, pelas 16h00...

A Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Porto de Mós vão assinar um protocolo de colaboração no próximo dia 7 de Março, pelas 16h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós, com vista à criação de um Centro Local de Aprendizagem. A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e do Reitor da Universidade Aberta Prof. Doutor Paulo Dias.

Os Centros Locais de Aprendizagem são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida, na medida em que pretendem dinamizar ações educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente suscetíveis de exclusão.

Pretendendo favorecer o acesso de amplos setores populacionais à Sociedade da Informação e do Conhecimento, a  ação destes centros privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências - académicas, profissionais, culturais e cívicas - em diferentes áreas, mas também facilitar o acesso ao ensino superior promovendo a realização de licenciaturas, mestrados, doutoramentos ou formação de âmbito específico.

Cabe ainda aos Centros Locais de Aprendizagem facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respetiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.

A divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem faz parte das funções atribuídas aos Centros Locais de Aprendizagem.