Porto de Mós comemora 500 Anos de Foral Manuelino

Porto de Mós comemora 500 Anos de Foral Manuelino D. Manuel I, Rei de Portugal e dos Algarves, d’Aquém e d’Além Mar, em África, Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação...

D. Manuel I, Rei de Portugal e dos Algarves, d’Aquém e d’Além Mar, em África, Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia e Índia, incumbiu a Província de Porto de Mós de celebrar os 500 Anos passados sobre a atribuição do seu Foral, a 18 de Fevereiro de 1515.

Foi desta forma que ontem, no castelo de Porto de Mós, se deu início à cerimónia de abertura das Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino, com a presença de El Rei D. Manuel I, do Presidente da, agora, Assembleia Municipal, Rui Neves, do Vice-presidente e Vereador da Cultura, Albino Januário e do Professor Doutor Saúl António Gomes.

A cerimónia teve início com a recriação da outorga do Foral Novo à Vila de Porto de Mós representado, num acto simbólico, pelo programa de actividades que decorrerá até ao dia 25 de Outubro.

O programa foi, depois, entregue aos presentes e apresentado pelo Vereador da Cultura, após algumas palavras do Presidente da Assembleia. Segundo Rui Neves “a história não pode ser esquecida” e as comemorações da atribuição do foral são prova disso mesmo. Já Albino Januário reitera a importância das manifestações culturais, enquanto agentes de formação cívica e de afirmação da história local. A intervenção do Dr. Saúl Gomes permitiu contextualizar a iniciativa, através de uma pequena resenha histórica sobre a importância da atribuição do foral à Vila de Porto de Mós.

Após a intervenção dos oradores, os presentes tiveram oportunidade de degustar algumas iguarias locais, num momento de convívio, gentilmente concedido por D. Manuel I.