Aviso Agrícola - A informação fitossanitária na hora certa

Aviso Agrícola - A informação fitossanitária na hora certa O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério de Agricultura e do Mar, que coloca à disposição dos agricultores...

 

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério de Agricultura e do Mar, que coloca à disposição dos agricultores e de todos os interessados, um serviço que tem por objectivo aconselhar os tratamentos fitossanitários com oportunidade, visando o combate racional dos inimigos das principais culturas da região.
Os Avisos Agrícolas, são preparados e difundidos pelos técnicos das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas, baseando-se na recolha de dados das Estações Meteorológicas, em observações do ciclo biológico dos principais inimigos e no acompanhamento do estado de desenvolvimento das culturas, tendo por base metodologias e modelos de previsão para vários inimigos das culturas.
Os Avisos Agrícolas permitem uma melhor oportunidade de execução e maior eficácia dos tratamentos fitossanitários, possibilitando uma redução do número de tratamentos e consequente redução dos custos da protecção das plantas.
O seu papel é de grande relevância no que respeita à redução dos impactes ambientais, nomeadamente com a diminuição dos produtos fitofarmacêuticos lançados no ambiente, limitando as contaminações do solo, da água e do ar, mas também na redução do risco para o homem, tanto como aplicador como consumidor dos produtos agrícolas.
Contribui, assim, para viabilizar a sustentabilidade da agricultura e do ambiente rural.
Os agricultores aderentes podem receber recomendações técnicas e/ou informações das práticas agrícolas mais adequadas através
de circulares em papel, por correio postal ou correio eletrónico e, em casos que se justifiquem pela urgência da intervenção, alertas
por SMS no telemóvel.
A adesão é feita anualmente, devendo os interessados preencher a ficha de inscrição da estação de avisos da região onde se localiza a sua exploração. No portal da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em http://www.drapc.min-agricultura.pt/drapc/servicos/fitossanidade/avisos_fitossanitarios.php, pode encontrar a ficha de inscrição e todas as informações necessárias.
Na DRAPCentro são emitidos avisos para as culturas de vinha, macieira e pereira, olival, batata, pessegueiro, cerejeira e citrinos, sendo toda a região coberta por 5 Estações de Avisos, abrangendo os seguintes concelhos:

  • Estação de Avisos da Bairrada - Águeda, Albergaria -a -Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada,Oliveira do Bairro,Vagos,Cantanhede, Coimbra, Condeixa,Figueira da Foz, Mira, Miranda do Corvo, Montemor - o -Velho, Penela e Soure.
     
  • Estação de Avisos de Castelo Branco - Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha -a -Nova, Oleiros,Penamacor, Proença -a -Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão.
     
  • Estação de Avisos do Dão - Carregal do Sal, Castro Daire,Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades,Penalva do Castelo, S. Pedro do Sul, Sátão, Santa Comba Dão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela,Arganil, Góis, Lousã, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua,Vila Nova Poiares,Aguiar da Beira e as freguesias a Oeste da Serra da Estrela dos concelhos de Gouveia e Seia.
     
  • Estação de Avisos da Guarda - Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres,Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal eTrancoso.
     
  • Estação de Avisos de Leiria - Alvaiázere, Ansião, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

 

Para além da disponibilização das informações fitossanitárias, este serviço cumpre ainda uma função importante na divulgação de
outras informações importantes à atividade agrícola, designadamente as relativas ao cumprimento da legislação em vigor.

Chamamos a atenção dos senhores agricultores para a obrigatoriedade do registo das aplicações de produtos fitofarmacêuticos em ficha criada para o efeito e que deve ser solicitada no estabelecimento de venda de produtos fitofarmacêuticos.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.