josé conteiro apresenta livro em porto de mós

josé conteiro apresenta livro em porto de mós José Conteiro, natural do concelho de Porto de Mós lança, no próximo dia 27 de junho, pelas 17h00, no Espaço Espaço Jovem de Porto de Mós, o livro "Vivências de uma geração"...

Vivencias de uma geração
José Conteiro, natural do concelho de Porto de Mós apresenta, no próximo dia 27 de junho, pelas 17h00, no Espaço Jovem de Porto de Mós, o livro "Vivências de uma geração". Uma obra que aborda o pós 2ª guerra mundial, a ditadura salazarista e o 25 de abril, escrita pela mãe de quem viveu estes tempos. Esta é, também, uma ocasião que o autor encontrou para homenagear os militares naturais do concelho que faleceram no Ultra-Mar. As suas famílias serão convidadas para estar presente nesta cerimónia.

SINOPSE DO LIVRO

José de Sousa Conteiro nasceu a 23 de setembro de 1948, em Moitalina – Porto de Mós. Na sua adolescência e juventude foi operário nas indústrias de telha, de tijolo e de faianças na freguesia de Pedreiras.

Tem como habilitações literárias o 12º ano do ensino oficial (trabalhador estudante) e o curso de sargentos da armada (profissional de nível III 280/523 na área de Eletrónica e Automação do Ministério da Defesa Nacional).

É Sargento-Ajudante da Armada, reformado. Recebeu três louvores individuais. Tem as medalhas de prata de comportamento exemplar e comemorativa das campanhas das Forças Armadas portuguesas legenda “Angola 1971/1972. Saiu da Armada, devido a acidente em serviço, com 22 anos de serviço efetivo.

Na Armada foi radiotelegrafista, eletrotécnico, e instrutor nas Escolas de Eletrotecnia e de Artilharia Naval. Embarcou nas fragatas Roberto Ivens, Gago Coutinho e corveta Pereira D’Eça. Foi à Guerra Colonial, foi delegado eleito pela sua unidade à Assembleia do MFA da Armada, e membro da Comissão Representativa de Sargentos da Armada (CRSA) aquando da Revolução de abril. Em 1977 embarcou na esquadra permanente da NATO (STANAVFORLANT).

Pertenceu aos órgãos sociais de Associações Recreativas e de solidariedade social no concelho de Porto de Mós.

Foi ainda empresário ligado ao mobiliário e decoração.

É colaborador do Jornal “O Portomosense” há mais de vinte anos e já viu publicadas crónicas suas noutros jornais regionais e nos nacionais e extintos Tal e Qual, Jornal Novo e Diário de Lisboa