Judo do Juncal promove atividade desportiva

Judo do Juncal promove atividade desportiva A UNESCO recomenda o judo como o desporto mais educativo para as crianças...

Judo do JuncalQuando, em 1882, Jigoro Kano fundou o Judo, definiu como principais objectivos desta arte marcial fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. A técnica do Judo utiliza, basicamente, a força e o equilíbrio do oponente contra ele. Segundo o seu mestre, a vitória no Judo representa um fortalecimento espiritual.
Neste contexto, a prática do Judo traz um conjunto de benefícios a nível físico, no combate à obesidade, fortalece músculos, ossos e articulações; psíquico eleva a auto-estima dos praticantes, desenvolvendo um conjunto de habilidades que antes não possuía e social assumindo um lugar privilegiado na realização de laços sociais de amizade, companheirismo e partilha, dando ao jovem a importante noção de pertença a um grupo.
Tinha 10 anos quando conheci o Judo! Lembro-me, na altura, que a alegria de ter uma actividade extra-escolar onde podia encontrar os amigos de escola me agradava muito. Além disso, a ideia de pertencer a uma Escola de Judo e ser “profissional” desta actividade, enchia o meu pequeno orgulho de menina!
A ansiedade de passar ao Cinturão seguinte era quase sempre incontrolável e quando ouvíamos a palavra “competição” sentíamo-nos as pessoas mais importantes do mundo! Foi assim que aprendi o sabor da vitória e da derrota; foi assim que aprendi que o adversário era tão importante quanto eu, pois sem ele não haveria competição! Foi assim que aprendi o que significava respeitar o adversário e a modalidade que praticava, os rituais de início de combate eram levados a sério e eram o momento solene em que não brincávamos!
Sem me aperceber, formava uma personalidade mais rica, repleta de valores e hábitos saudáveis que me eram incutidos pelo Judo. O valor da cooperação, do respeito, da justiça; da multi-culturalidade, o valor do empenho... Valores que me acompanham hoje, no exercício da minha profissão e no meu dia-a-dia, e que adquiri entre momentos sérios de empenho e treino e momentos de relaxe e descontracção proporcionados pelo Judo.
De todas as experiências gratificantes que o Judo me proporcionou, não poderei esquecer quando tive o meu primeiro Estágio de Judo! Eram três dias rodeada de judocas, onde as palavras de ordem eram a competição, treinos em conjunto, convívios e workshops e pela primeira vez, tinha contacto com atletas de todo o país, fazendo amizades e troca de experiências que, de outra forma, não teriam sido possíveis.
Nesta perspectiva, o Judo permitia-me partilhar momentos marcantes de companheirismo, novas e gratificantes experiências e, acima de tudo, diversão quer com os companheiros de actividade quer com a família! Praticar Judo foi uma experiência marcante, que para além de deixar marcas na pessoa que sou, deixou saudades dos tempos em que era Judoca!
Praticar Judo transforma-se, assim, num estado de espírito que, ao trazer equilíbrio físico e psicológico, ensina o judoca a privilegiar a técnica sobre a força nas mais diversas situações da sua vida, ou não fosse essa a máxima do Judo!