Encerramento das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino iluminou Porto de Mós

Encerramento das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino iluminou Porto de Mós No dia 24 de Outubro Porto de Mós realizou a cerimónia de encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino...

No dia 24 de Outubro Porto de Mós realizou a cerimónia de encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, atribuído à vila em 1515.

As comemorações, que decorreram durante vários meses, culminaram com o lançamento do livro “Forais de Porto de Mós”, da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares. Esta publicação compila um conjunto de estudos que contribuem para a caracterização do território de Porto de Mós, dando conta, naturalmente, das implicações que, nomeadamente, o Foral de D. Manuel I teve na vida civil e administrativa da vila e do concelho. O documento inclui, também, a transcrição do Foral de D. Dinis, atribuído a Porto de Mós em 1305, perpetuando, numa única obra, estes dois momentos da história portomosense. O livro encontra-se à venda no Município de Porto de Mós e pode ser adquirido pelo valor de 50,00€.

Segundo o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Neves, celebrar a história de Porto de Mós é um caminho que se vai fazendo e que se completa, mandato a mandato. Para além da celebração desta data histórica, Rui Neves referiu que a intenção de recuperar a Central Termoelétrica (cujo projeto foi recentemente apresentado) é uma forma de continuar a zelar pela história local.

Kevin Soares e António José de Menezes Teixeira ressalvaram o prazer da sua participação neste projeto e a importância que os Municípios detêm no que concerne ao registo escrito e concretização cultural da história local e nacional.
Já Saul António Gomes brindou os presentes com uma resenha histórica que terá aguçado a curiosidade a quem tem interesse em conhecer melhor o livro, agora editado.

Após a apresentação do livro deu-se lugar ao momento de entrega de lembranças às personalidades e entidades que colaboraram com o Município de Porto de Mós durante todo este processo, tendo a cerimónia encerrado com um espetáculo multimédia “Águas Dançantes” que iluminou e transformou a Praça da República num memorial vivo sobre este acontecimento.

De referir que as Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino tiveram início a 18 de Fevereiro de 2015 e, desde então, vários eventos se realizaram tendo como base esta data: espetáculo “Auto da Barca do Inferno”, Semana da Educação “O Rei e o Foral”, Teatro de Rua, À Descoberta de Porto de Mós e Exposição “500 Anos de Foral Manuelino”.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.