Tokandar em Cabeça Veada

Tokandar em Cabeça Veada Mais uma caminhada de grande sucesso! Cerca de 200 participantes estiveram na nossa pequena aldeia, Cabeça Veada...

Mais uma caminhada de grande sucesso! Cerca de 200 participantes estiveram na nossa pequena aldeia, Cabeça Veada.

De ano para ano tem-se notado o aumento de participantes neste passeio pedestre que, para além de
ser um bom exercício físico, mostra muitos lugares de interesse.

A Sociedade Recreativa da Cabeça Veada tem vindo a empenhar-se cada vez mais, contribuindo para o êxito deste evento, juntamente com a colaboração da Câmara Municipal de Porto de Mós, da Junta de Freguesia da Mendiga, da Caixa de Crédito Agrícola, e de outras entidades, de modo que os resultados têm sido bastante positivos.

Logo pela manhã, começaram a chegar à Cabeça Veada os primeiros caminheiros. Os organizadores começaram a proceder às inscrições cerca das 08H30 e rapidamente se juntou um grande grupo, defronte da sede da Associação.

A todos os participantes foi oferecida uma t-shirt e a oração do caminheiro. Desde bebés, crianças de tenra idade, adultos e alguns idosos, fizeram parte deste grupo, que percorreu os caminhos das freguesias de Valverde e Mendiga.

Antes da partida, foi prestada uma pequena homenagem a Jorge Santos que vinha registando estes eventos nos serviços fotográficos e que, por ter falecido em 23 de Maio de 2011, deixou de o fazer. Esteve presente a sua filha, Ana Santos, que veio propositadamente da Amadora para receber dos Responsáveis da Associação uma significativa lembrança, em
homenagem a seu pai. Foi com muita emoção que a recebeu, depois do Eurico Simão ter explicado a todos os presentes o significado da lembrança oferecida. Foram feitas algumas recomendações e indicados os procedimentos a cumprir ao
longo do percurso.

Passavam alguns minutos da 9 horas, quando foi dado o sinal da partida. Enquanto começava a caminhada, os seus dirigentes demonstravam a sua satisfação por se ter dado início ao passeio. Entretanto, estava na hora de se fazer um abastecimento de alimentos no percurso, saindo então a viatura com um grupo para proceder a este trabalho.

Já tudo pronto para receber o grupo no sítio "Cabeço das Fontes", da freguesia de Valverde, eis, que chegam os primeiros caminheios. Todos se puderam saciar com as saborosas filhós e vistosos coscorões, assim como, águas, sumos e cerveja, mas o tradicional café d'avó e o chá estiveram em destaque.


A equipa do abastecimento deslocou-se, então, para o lugar da Pia do Zé Gomes. Um novo serviço de abastecimento foi feito.
Após este conforto, a caminhada continuou por lugares cheios de giestas, alecrim e outros arbustos. Ao longo do percurso, também se ouvia o chilrear de alguns passarinhos. Foi agradável o contacto com a Natureza! Como é uma zona de muita pedra, viam-se muitas pedreiras e alguns monumentos feitos com ela.

O último abastecimento foi feito junto ao sítio dos Moinhos da Mendiga, onde poucos comeram, porque a fome já não apertava e tinhamos em mente o regresso à Cabeça Veada, onde nos esperava um delicioso almoço regional.

Agora, o caminho era mais fácil de percorrer porque era uma descida até à localidade. Iam-se vendo outros monumentos em pedra e já se avistava a povoação, depois de 3 horas de caminhada.

Começaram a chegar os mais velozes até que os últimos chegaram, dando-se, então, início ao almoço no salão da Associação.

Na cozinha já nada faltava e estava tudo pronto a sair sob a orientação da experiente cozinheira, Fernanda Bento, que com as suas colaboradoras fez uma excelente equipa.

À refeição, não faltaram os aperitivos, uma saborosa sopa de legumes, lombo de porco com batatas fritas e arroz, assim como uma fresquinha salada.

As sobremesas eram tão variadas que custava a escolher por estar tudo tão apetitoso e vistoso. Ainda foi servido um cafezinho à mesa para ajudar uma boa digestão

No final, foram as despedidas com muita alegria e vontade de para o ano voltar! Até 2013!!!

A Organização

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.