Projeto "Vidrex" conquitsa 3º lugar no Concurso Intermunicipal "Empreendedorismo nas Escolas" A Final Intermunicipal do Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal...

A Final Intermunicipal do Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria decorreu no dia 17 de março de 2016, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande.

O 1º prémio, “Missão de Empreendedorismo a Madrid”, foi entregue aos alunos que representaram o município de Pombal, com o projeto “Smart Motard Jaket”, que perante o espanto da assistência, colocou em palco uma mota de alta cilindrada para demostrar as capacidades de um blusão motard que em conjunto com o próprio veículo de duas rodas, sinaliza as manobras do condutor. Este projeto foi apresentado pelos alunos Emanuel Antunes, António Silva e Manuel Prata, que frequentam o 3º ano do curso profissional de “Mecatrónica”, da ETAP (Escola Tecnológica e Artística de Pombal), sob a orientação das professoras Célia Pereira e Ana Patrícia Carvalho.

Em 2º lugar classificou-se o projeto “Bolo de Pinhão”, de Leiria: uma ideia concretizada com a venda direta no local do produto confecionado, apresentada pelos alunos do 12º ano, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Rui Madeira e Diana Cerva, orientados pelas professoras Maria João Vieira e Susana Sismeiro, que vão poder aproveitar uma “Missão de Empreendedorismo aos Açores”.

O 3º lugar foi ocupado pelo projeto “Vidrex”, uma solução para limpeza dos vidros exteriores, que se coloca no estore e que permite ao utilizador uma ação muito mais reduzida. Esta ideia foi defendida pelas alunas Soraia Carreira, Ana Mafalda Cordeiro e Beatriz Pratas, orientadas pela professora Tânia Nunes, do Instituto Educativo do Juncal, Porto de Mós, que vão ter oportunidade de efetuar uma “Missão de Empreendedorismo a S. João da Madeira/Oliveira de Azeméis”.

A ideia de um “Descascador de Castanhas”, com protótipo elaborado informaticamente pelos alunos Mariana Pegado, Ricardo Fonseca e João Afonso, do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera, orientados pelos professores Paulo Silveiro e Susana Bogalho, recebeu uma menção honrosa (PowerBank – carregador portátil para telemóvel).

A grande final do Concurso de Ideias de Empreendedorismo da CIMRL, na qual foram expostas as 10 ideias vencedoras dos concursos municipais e o projeto “Escolas Solidárias”, da Fundação EDP, contou com a presença de cerca de 230 pessoas e foi apresentada por Alexandre Almeida, da GesEntrepreneur.

Ao júri, composto por representantes da própria Fundação EDP, da ANJE, do IPL, do Programa “Portugal Inovação Social” e Fundação Caixa Agrícola de Leiria, coube a difícil tarefa de eleger os grandes vencedores da noite.

À margem do concurso, e por se enquadrar na filosofia de projetos de ação social da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, o grupo com a ideia de uma “Bengala Inteligente”, dos alunos da ETPSZ, de Pedrógão Grande, foi premiado com um cheque de 200,00€.

Também a Fundação EDP decidiu premir com um “BootCamp” um professor(a) de entre todos aqueles que pretendam lançar um projeto de empreendedorismo com impacto social, na plataforma digital da Fundação.

O programa de Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL foi criado com o objetivo de desenvolver uma estratégia integrada para a promoção do espírito empreendedor dos mais jovens na Região de Leiria e foi objeto de candidatura ao Programa Operacional Regional Centro 2020, aguardando ainda aprovação.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria