25 de abril celebrado em Porto de Mós!

25 de abril celebrado em Porto de Mós! 25 de abril de 1974 é uma data incontornável da história contemporânea portuguesa, motivo que tem levado a Assembleia e a Câmara Municipal de Porto de Mós...

25 de abril de 1974 é uma data incontornável da história contemporânea portuguesa, motivo que tem levado a Assembleia e a Câmara Municipal de Porto de Mós a assinalar este dia nos últimos anos.

2016 não foi exceção. A celebração de 42 anos passados sobre a Revolução dos Cravos, associada à homenagem de duas personalidades portomosenses – Dr. Licínio Moreira da Silva e Contra Almirante Vítor Crespo – revestiu este dia ainda de maior simbolismo.

As cerimónias iniciaram às 09h00 com o hastear da Bandeira Nacional, na Praça da República, acompanhadas pela Banda Recreativa Portomosense e pelas 3 corporações de bombeiros do Município.

Às 15h30 a arruada, protagonizada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire, chamou a população a participar nas comemorações que tiveram início no, então, Parque Verde. Seguiu-se o descerramento da placa que deu o nome do Dr. Licínio Moreira da Silva à antiga VDG. A cerimónia contou com a presença dos seus familiares mais diretos que aí manifestaram o seu agrado pelo gesto, referindo que as qualidades de Licínio Moreira da Silva se mantinham inalteradas dentro e fora de portas.

A comitiva rumou em direção à entrada sul do Parque para, aí, descerrar a placa que lhe deu nova nomenclatura, Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, em homenagem ao portomosense e capitão de Abril, cujo papel foi determinante para o desenrolar da revolução. Também aqui a família marcou presença, nomeadamente, através da intervenção da sua esposa, Teresa Salgueiro.

As cerimónias tiveram continuação com a abertura da sessão solene onde intervieram, para além do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Neves, e do Presidente da Câmara Municipal, João Salgueiro, os representantes dos restantes partidos.

Às 17h30 iniciou-se a apresentação do livro de homenagem ao Almirante Vítor Crespo, “Cidadão e Marinheiro”, cerimónia presidida pela sua filha, Teresa Crespo, que fez um périplo interessante e emotivo pela sua vida profissional e familiar.

O dia encerrou com a atuação da Banda da Armada Portuguesa num concerto que encheu de entusiasmado as centenas de pessoas que se encontravam a assistir, encerrando, da melhor forma, este dia.