CIMRL faz balanço muito positivo do Programa de Empreendedorismo 2015/2016

Está a chegar ao fim o Programa de Empreendedorismo da CIMRL 2015/2016, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com a colaboração dos 10 municípios associados e o apoio técnico da GesEntrepreneur.

Tendo como principal objetivo a criação de uma cultura empreendedora junto dos alunos e professores das escolas da Região de Leiria, este programa pretende promover o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade e a partilha de experiências e ideias.

Nesta 3ª edição do programa de Empreendedorismo da CIMRL a aposta centrou-se na aquisição de competências dos professores na temática do empreendedorismo e nos concursos de ideias dos alunos do ensino secundário e profissional, que mereceram a adesão de toda a comunidade escolar.

Na semana de 18 a 22 de abril, a comunidade escolar pode assistir a um ciclo de Palestras Motivacionais de André Leonardo, jovem empreendedor e autor do livro “Faz Acontecer – Uma viagem pelo mundo do Empreendedorismo”, eleito em Espanha como um dos “Sete jovens que estão a transformar o mundo”.

O programa de empreendedorismo nas escolas secundários e profissionais da Região de Leiria foi desenvolvido em 22 escolas da região, envolvendo 1500 alunos de 65 turmas e 70 professores. A CIMRL destaca a atitude interessada e proactiva destes “novos empreendedores”, que demonstraram ter um forte espírito empreendedor, uma grande capacidade de iniciativa, criatividade e inovação, bem como uma enorme vontade de adquirir novos conhecimentos e ferramentas essenciais à criação e desenvolvimento de ideias de negócio.

De entre as atividades realizadas destacamos:

• 3 Oficinas de Formação acreditada para 70 professores do ensino secundário e profissional, que contaram com a colaboração dos Centros de Formação para Professores da Região de Leiria (Cerformaz; Leirimar e RCA);

• 1 Colóquio de Educação em Empreendedorismo, repartido por 2 dias (com a duração de 15h), que abrangeu cerca de 80 professores de todos os ciclos de ensino;

• 1 Roteiro de Empreendedorismo para professores que frequentaram as oficinas de formação;

• 1 Concurso de Ideias Intermunicipal;

• 10 Concursos de Ideias Municipais (um por município);

• 10 Palestras Motivacionais de Empreendedorismo “Faz Acontecer”, uma em cada município associado;

O Programa de Empreendedorismo da CIMRL 2015/2016 teve início em outubro de 2015 e termina no final de junho, com as missões de empreendedorismo a Madrid, Açores (S. Miguel) e S. João da Madeira, como forma de premiar as 3 melhores ideias de negócio que foram apresentadas na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias, que decorreu no dia 17 de março, na Marinha Grande.

A grande Final do concurso de ideias contou com o apoio da Fundação EDP, da Fundação Caixa Agrícola de Leiria e de representantes do IPLeiria, do Portugal Inovação Social e da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.

Este programa foi objeto de candidatura ao Programa Operacional Regional Centro 2020.