Dia Internacional dos Museus leva escola ao Museu Municipal

Dia Internacional dos Museus leva escola ao Museu Municipal Dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Museu e, por esse motivo, a turma do 3º ano da escola do 1º ciclo de Porto de Mós foi visitar...

Hoje, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Museu e, por esse motivo, a turma do 3º ano da escola do 1º ciclo de Porto de Mós foi visitar este espaço tão importante para o concelho de Porto de Mós, resultado de uma parceria entre o MMPM e a Biblioteca Municipal.

A atividade teve início com um pequeno acolhimento aos visitantes, seguido da dinamização da história "O sonho de Mateus", do autor Leo Lionni.

A história é sobre Mateus, um ratinho que se tornou pintor e que hoje tem um quadro num museu... A partir daqui surgiu uma conversa com os participantes através da qual se abordou a importância dos museus na comunidade. A atividade terminou com uma visita ao local, onde a curiosidade dos visitantes se evidenciou! O fóssil de uma tartaruga despertou especial interesse a estes “turistas de palmo e meio”.

Para casa, os alunos levaram uma pequena brochura que aborda o que é um Museu, quais as temáticas que se podem encontrar no Museu Municipal de Porto de Mós e desvenda, ainda, um pouco do novo projeto que, dentro de algum tempo, nascerá para acolher este espaço. O objetivo é levar as crianças a falarem, em família, do que aprenderam hoje e a visitarem o Museu com regularidade.

“O Museu é fixe!”. “O Museu é incrível!”. “O Museu serve para proteger!”. “O Museu tem peças que mostram como se vivia antigamente.”… Foram estas algumas das expressões que ouvimos, no decorrer desta sessão. Foi interessante perceber que as crianças portomosenses estão despertas e disponíveis para visitar e viver os espaços culturais a que têm acesso! Neste Dia Internacional dos Museus fica o apelo, visite, viva e sinta o Museu Municipal, onde histórias de todos nós se contam!