Castelo comemorou Dia Internacional dos Sitios e Monumentos com conferência

Castelo comemorou Dia Internacional dos Sitios e Monumentos com conferência No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Castelo de Porto de Mós recebeu uma conferência sobre a sua evolução histórica e arquitetónica pela voz da Dra. Alexendra Barradas...

 

 

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Castelo de Porto de Mós recebeu uma conferência sobre a sua evolução histórica e arquitetónica pela voz da Dra. Alexendra Barradas, licenciada em Arquitectura e professora de história de arte, cuja tese de mestrado se debruçou sobre as obras levadas a cabo por D. Afonso, 4º Conde de Ourém, no castelo de Porto de Mós e no castelo de Ourém.

A conferência permitiu aos participantes conhecer melhor, quer o principal responsável pela transformação do castelo militar em castelo de traça palaciana, quer as influências europeias que se vêem refeltidas no castelo e que fazem deste monumento um exemplar único que "não tem pais nem filhos", nas palavras da oradora, sendo o único exemplar existente com estas características arquitetónicas e um dos apenas cinco castelos de traça palaciana visitáveis em Portugal, o que faz dele uma verdadeira raridade!

Esta foi uma iniciativa que pretendeu assinalar as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, mas é também a primeira de uma série de atividades que o Pelouro da Cultura pretende iniciar no castelo, inseridas numa estratégia de promoção turística que começou com o lançamento do roteiro turístico, a abertura da "Lojinha de D. Fuas Roupinho", a edição de um folheto sobre o castelo e, futuramente, a organização de visitas educativas direcionadas para o público escolar e infantil.

A conferência decorreu ontem, pelas 15h00 e terminou cerca das 16h30, mas acabou por se estender por mais alguns (longos) minutos, uma vez que um grupo de turistas dos Estados Unidos demonstrou de tal forma interesse pelo local que a Dra. Alexandra Barradas, para além de oradora, foi também um pouco de "guia turística" para os olhares mais curiosos que passaram por lá.

 

 

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.