"História e Memória da Central Elétrica de Porto de Mós", em livro.

"História e Memória da Central Elétrica de Porto de Mós", em livro. Apresentação pública no passado dia 1 de outubro.

No âmbito da cerimónia de Lançamento da 1.ª pedra da obra de requalificação da antiga Central Termoelétrica realizou-se, no dia 1 de outrubro, no espaço das Piscinas Municipais, a apresentação da obra “História e Memória da Central Elétrica de Porto de Mós, da autoria de José Manuel Brandão.

Este projeto editorial reflete o contexto histórico e económico em que surgiu a antiga Central Lena, os avanços e recuos deste ambicioso projeto, bem como as contingências que determinaram o seu encerramento, compilando para memória futura, um levantamento da traça arquitetónica do edifício, ele próprio exemplo de património industrial e, também, da cadeia funcional, incluindo uma análise do que foi a ação desenvolvida pela Empresa Mineira do Lena.

Do programa da cerimónia constou, ainda, a realização de um pequeno colóquio subordinado ao tema “Eletrificação e Património da Eletricidade”, contando com as intervenções do Eng. Luís Cruz, do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, da Fundação EDP, sobre a Rede dos Museus da Eletricidade e algum património industrial cuja preservação tem vindo a ser feita, do Dr. João Figueira, investigador colaborador da GHES, do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, que abordou a questão da eletrificação ao nível do distrito de Leiria e do Dr. Jorge Custódio, Investigador do IHC – Universidade Nova de Lisboa e Presidente da APAI, autor do proémio do livro apresentado, versando a temática da salvaguarda e da conservação do património energético e elétrico, no caso português.

Encerrou a sessão a Dra. Fátima Nunes, vice-presidente do Instituto de História contemporânea e Professora Catedrática do Departamento de História, da Universidade de Évora.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.