Município investe, atempadamente, na prevenção dos incêndios

Município investe, atempadamente, na prevenção dos incêndios Plano de Fogo Controlado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Dando cumprimento ao PFC (Plano de Fogo Controlado) elaborado para a área do PNSAC, em 2014, foram levadas a cabo ações de fogo controlado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2017.


O desenvolvimento destas ações preventivas resulta da parceria estabelecida entre o Município Porto de Mós, o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas), os Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, a GNR, a partir do Núcleo de Proteção Ambiental do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do Comando Territorial de Santarém e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).


Aproveitando a criação de um mosaico de parcelas de gestão de combustíveis com fogo controlado foi, assim, possível à GNR aperfeiçoar os seus conhecimentos de comportamento do fogo e treinar a identificação de causas. De igual modo, os formandos da ESAC puderam realizar a componente prática do Curso de Fogo Controlado e os Bombeiros e Sapadores Florestais aproveitaram esta oportunidade para o treino operacional.


Na ação estiveram envolvidos 2 técnicos do ICNF, a técnica do Gabinete Técnico Florestal e o Vereador do Pelouro das Obras Públicas, Serviços Municipais e Ambiente do Município de Porto de Mos, 5 elementos do BVPM, 5 Sapadores Florestais, 3 elementos da GNR, 2 formadores e 12 formandos da ESAC.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.