Colóquio Internacional de Batalhas Fundacionais aberto em Porto de Mós

Colóquio Internacional de Batalhas Fundacionais aberto em Porto de Mós O Castelo de Porto de Mós foi ontem, dia 25 de maio, palco da cerimónia de abertura do Colóquio Internacional de Batalhas Fundacionais...

O Castelo de Porto de Mós foi ontem, dia 25 de maio, palco da cerimónia de abertura do Colóquio Internacional de Batalhas Fundacionais que iniciou ontem e que decorrerá até ao dia 27 de maio, nos Municípios de Porto de Mós, Batalha e Alcobaça.

Esta é uma iniciativa da Rede de Batalhas Históricas, em parceria com o Centro de História da Universidade de Lisboa.

A cerimónia foi aberta pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Albino Januário, que evidenciou a importância do projeto e o papel das autarquias locais na perpetuação da história e da cultura das suas populações, relembrando que Porto de Mós assistiu a uma das mais importantes Batalhas da história de Portugal, a Batalha Real, mais conhecida como de Aljubarrota, que aqui teve lugar e que aqui deu, definitivamente, a Independência aos Portugueses.

Atualmente a Rede de Batalhas Históricas integra seis Municípios: Alcobaça, Batalha, Castro Verde, Fronteira, Gaia e Porto de Mós.

Após as palavras proferidas pelos presidentes de câmara pertencentes à Rede, a cerimónia de abertura teve como ponto alto a intervenção do Professor Doutor Luís Miguel Duarte da Universidade do Porto que se debruçou sobre a importância da Conquista de Ceuta.