Assembleia Municipal assinala Dia da Mulher

Assembleia Municipal assinala Dia da Mulher A Assembleia Municipal de Porto de Mós vai assinalar o Dia Internacional da Mulher numa Sessão Extraordinária, no próximo dia 9 de março...

A Assembleia Municipal de Porto de Mós vai assinalar o Dia Internacional da Mulher numa Sessão Extraordinária, no próximo dia 9 de março, na Casa da Cultura de Mira de Aire.

Comemora-se há mais de 100 anos – a ideia vem já dos finais do século XIX, no contexto da luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pelo direito ao voto – o Dia Internacional da Mulher.

A data da comemoração variou entre Fevereiro e Março, e variando de país para país, onde era possível fazê-lo. Na década de 70 a ONU designou o ano de 1975 como Ano Internacional da Mulher, e fixou finalmente o dia 8 de Março, para este tributo à luta das mulheres pelos seus direitos sociais, políticos e económicos.

É uma data importante para as mulheres de todo o mundo, como o é para as mulheres deste concelho, a que o Município não pode, nem quer, ficar indiferente. É a altura de lembramos as conquistas alcançadas, e as que continuam por atingir, inacessíveis ainda, a muitas de nós. De denunciar injustiças e despertar consciências, umas ainda adormecidas, outras subjugadas e ultrajadas. Mas também a oportunidade de vincar o reconhecimento que é devido às mulheres que fizeram com que outras mulheres sejam hoje objecto de reconhecimento.

Por isso, e para isso, a Assembleia Municipal de Porto de Mós irá assinalar este Dia Internacional da Mulher numa Sessão Extraordinária, no próximo dia 9 de março, na Casa da Cultura de Mira de Aire, para promover um debate aberto com a participação de uma oradora convidada e inaugurar um procedimento de homenagem às mulheres do nosso concelho.

Convido a participarem nesta sessão comemorativa do Dia Internacional da Mulher.

Conto convosco!

Clarisse Louro,
Presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós.