Futurmós elucida jovens sobre futuro académico

Futurmós elucida jovens sobre futuro académico Terminou a primeira edição da Feira Vocacional – Futurmós, dedicada aos alunos do 9º e 12º anos...

A iniciativa, que decorreu nos dias 9, 10 e 11 de maio, no cineteatro de Porto de Mós, foi organizada pelo Município de Porto de Mós, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e com o Instituto Educativo do Juncal, visando dar a conhecer a estes alunos as opções de escolha que estão ao seu alcance nos momentos de decisão do rumo académico a seguir.

O primeiro dia foi direcionado aos alunos do 9º ano, através de uma visita de estudo a várias empresas locais.

O segundo dia do evento foi dedicado aos alunos do 12º ano, que assistiram a várias apresentações sobre o ingresso no ensino superior e sobre técnicas para superar os exames nacionais com sucesso. Os alunos tiveram, ainda, oportunidade de contactar com diversas entidades, como instituições de ensino superior e outras que lhes podem oferecer uma carreira (GNR, exército, marinha, etc).

O dia de encerramento foi direcionado aos alunos do 9º ano, tendo-lhes sido apresentadas, durante a manhã, todas as ofertas educativas disponíveis no concelho de Porto de Mós para o ano letivo de 2018/2019.

Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós referiu que o próximo ano letivo terá a oferta educativo mais diversificada no concelho até à data e deu a conhecer aos presentes que é intenção do município comparticipar os transportes, para os alunos do ensino regular, em 100% no escalão A, 75% no escalão B e 50% para os restantes escalões.

Pela primeira vez, o Município irá ainda, assegura Jorge Vala, comparticipar alguns manuais escolares, para os alunos do secundário, que ingressam no 10º ano, no ensino regular.