Percurso Pedestre Castelejo - Alvados

Castelejo - AlvadosTipo de percurso: Circular, pedestre

Extensão aproximada: 12 Km

Duração aproximada: 6 Hora

Ponto de partida: Centro de Atividades ao ar Livre de Alvados

Ponto de chegada: Centro de Atividades ao ar Livre de Alvados

Tipo de piso: caminho de pé posto, terra batida, estrada alcatroada

Grau de dificuldade: médio

Download de Mapa do Percurso 1:25 000

Download de ficheiros em formato KML para o Google Maps/Earth

Precauções e Normas de Conduta

Código de Conduta do PNSAC

 

 

Descrição:


O Percurso Pedestre do Castelejo circunda a zona norte do Planalto de Santo António, uma unidade geomorfológica demarcada pelas falhas da Mendida e de Alvados/Mira de Aire. É por isso uma área de indiscutível interesse natural, que alberga uma interessante variedade florística, assim como avifaunística, nomeadamente o falcão-tagarote, a coderniz, o papa-figos e o tentilhão.

A cova ou depressão de Alvados, onde se situa a povoação, atinge quase 300 metros de profundidade e foi originada pelos movimentos da crosta terrestre que aconteceram durante milhões de anos. Foi deste modo que se formou a depressão de Alvados, envolta por dois planaltos: à esquerda o Planalto de Santo António que culmina na chamada Costa de Alvados; do lado direito encontra-se o Planalto de S. Mamede, partido pela escarpa da Pena da Falsa, de menor importância que a anterior.


Pontos de Interesse:

Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados: foi construído com o objetivo de se tornar uma estrutura de apoio para as atividades desportivas vocacionadas para o contacto com a natureza, tais como os passeios pedestres e de bicicleta, marcha, orientação, espeleologia, ou outras que poderão ser desenvolvidas ou iniciadas neste local.

Lagoa de Alvados: O Parque de Merendas que se situa junto à lagoa de Alvados, que data da época dos romanos, é uma paragem obrigatória para a observação de toda a paisagem envolvente.

Costa de Alvados: A Costa de Alvados, limite do planalto de Santo António, é uma subida íngreme mas que compensa qualquer esforço pela inigualável paisagem que possibilita ser vista no seu cimo.

Chainça e Covões Largos: Chegados ao topo da subida a paisagem altera-se e são os simétricos muros em pedra e os campos de pasto que passam a dominar a paisagem.

Vale da Canada: Depois de atravessada a zona do planalto inicia-se a descida do Patelo, pelo Vale da Canada, de onde se tem uma visão privilegiada da silhueta do Castelejo, uma das maiores e mais importantes escarpas da falha do Maciço Calcário.

Carvalhal do Orçário: ao longo do percurso podem ser observados alguns núcleos importantes de carvalhal, nomeadamente no Orçário, na descida para Alvados. 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.