História de Alqueidão da Serra

Freguesia integrada no Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros, com sinais da presença humana desde a idade do Ferro, mostrando ainda traços evidentes da sua ruralidade com paisagens de grande beleza natural, aqui e ali, alteradas pela mão humana.

Desde o Alto do Chão Vermelho, junto ao miradouro do Jurássico e do Alto da Cabeça do Sol, em dias de céu limpo, facilmente se avista o mar, até às Berlengas, inclusive.

É rodeada de serras de beleza natural ímpar, que nos apresentam campos de lapiás, moinhos de vento e miradouros.

A parte mais serrana da Freguesia é constituída ainda por elementos marcantes das aldeias rurais de há algumas décadas atrás.

Alqueidão da Serra foi elevado a freguesia em 1615. Como resultado das leis forais nos séculos XII e XIII, alguns terrenos desta freguesia foram "foreiros", pagos em Leiria, Porto de Mós e inclusivamente Batalha.

Por influência da presença dos Monges de Cister de Alcobaça, que aqui construíram uma granja em 1734, Alqueidão passou a apelidar-se de Alqueidão das Contas, devido à produção das contas, rosários e coroas.

Sabe-se que em 1857 esta terra era, ainda, denominada de Alqueidão das Contas, não se sabendo ao certo quando passou a denominar-se oficialmente Alqueidão da Serra. 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.