Central Termoelétrica
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Uma central que, nos anos 30, trouxe a eletricidade, pela primeira vez, ao concelho e cuja sirene servia de relógio a muitos habitantes, possuía, também, uma sala de cinema na qual o eletricista chefe projetava filmes da época.
Entre 1930 e 1933 a Empresa Mineira do Lena criou a Central Termoelétrica de Porto de Mós, que tinha como principal fonte de energia o carvão proveniente das Minas da Bezerra.
Quando a Central entrou em funcionamento, os habitantes do concelho de Porto de Mós e de alguns concelhos circundantes puderam, pela primeira vez, possuir energia eléctrica nas suas residências.
Os edifícios da central foram construídos em ferro e tijolos maciços, devido ao calor que provinha de dentro das instalações. Pelo mesmo motivo, junto à central, foi criada uma construção alta e circular para a refrigeração das águas das turbinas.
Junto aos edifícios da Central Termoelétrica existia um importante polo de diversão da população local: uma sala de cinema na qual se podia assistir a filmes de época.
Atualmente o edifício encontra-se inativo, no entanto, está prevista a requalificação da antiga central termoelétrica, através da transformação do edifício industrial em museu e arquivo histórico do concelho.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00