arquivo municipal

Funções

A função do Arquivo Municipal passa pela preservação e valorização da informação, qualquer que seja o suporte em que esta se processe, produzida pela Câmara Municipal no decorrer do cumprimento das suas execuções. Porém, não se esgota, apenas, neste objectivo. A incorporação, tratamento e divulgação de outros fundos documentais como os de associações, colectividades, fundos privados de famílias, entre outros, no âmbito do concelho, deve também fazer parte do quotidiano de uma instituição deste tipo que não se pretende que seja um repositório estante de informação, mas sim uma fonte viva de saber e conhecimento, aberta à comunidade.

 

O acervo

O acervo histórico documental pertença da Câmara Municipal de Porto de Mós, está a ser alvo de um processo de inventariação e recenseamento. Fruto de diversas vicissitudes ao longo dos tempos, este espólio encontra-se ainda disperso por diferentes locais, objectivando-se a sua junção num único espaço com vista a possibilitar uma avaliação mais coerente do valor informativo a disponibilizar e a  potencializar. De acordo com a vontade do actual executivo, a reconversão da antiga Central Termoeléctrica de Porto de Mós poderá vir a dar resposta a esta necessidade, aliando a valorização do património arquitectónico ao conhecimento do património documental.

A data de 1812 é a referência temporal mais distante, parte integrante do Fundo da Câmara Municipal. Outros fundos documentais, contudo, constituem este acervo como é o caso dos da Administração do Concelho, da Comissão Municipal de Assistência, da Comissão Venatória, e de alguma documentação de diferentes Confrarias e Juntas da Paróquia do concelho, entre outros.

Actualmente, procede-se à inventariação da documentação de finais da 1.ª metade e 2.ª metade do século passado, cujo estado de conservação oferece grandes reservas em virtude do acondicionamento deficiente. Em paralelo, procede-se assim, à sua limpeza, procurando promover-se algum tipo de actuação ao nível do restauro, preservação e acondicionamento.

 

O acesso

O Arquivo Municipal não está ainda constituído, como tal não se encontra aberto ao público, admitindo, no entanto, a consulta de documentação mediante requerimento dirigido ao Sr. Presidente da Câmara e posterior acompanhamento efectuado pela técnica superior de arquivo.

 

"papel memória" - documento do mês

O Arquivo Municipal de Porto de Mós promove, mensalmente, a rúbrica "Papel Memória", com o objectivo de dar a conhecer um documento do seu acervo, contribuindo, assim, para o aprofundar da história de uma data significativa, de acontecimentos marcantes, de decisões importantes ou de simples curiosidades, relacionadas com a memória da comunidade portomosense.

Conheça os documentos seleccionados:

2016

 

Contacto

Edifício dos Paços do Concelho
Tel.: 244 499 600
Email: arquivo@municipio-portodemos.pt

 

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.