Paredes de Escalada - Mira de Aire

Rocha: Calcário

Nº vias: 13

Advertências: sem restrições

Altura máxima: 12m

Altura média: 10m

Dificuldade máxima: 8a+

Dificuldade mínima: 6a+

Aproximação: 2m

Melhor época: todo o ano

Ver vias

Download de Mapa de Localização 1:25 000

Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados

 

Descrição:

A escalada no Poio d’Aire nasce a partir de um projeto de equipamento de vias de escalada que a Pé no Trilho colocou à apreciação da direção do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), em meados de setembro de 2006 e que este aprovou.

Ultrapassados os trâmites legais que o equipamento de uma zona de escalada em área de paisagem protegida exige, foi colocar mãos à obra. Filipe Cardinal, José Abreu, Marco Cunha, Luís Pinheiro, Bruno e Nuno Carneiro foram os “equipadores” que trouxeram à luz este belo e escondido tecto que teve a sua primeira apresentação à “comunidade escaladora” no dia 26 de maio de 2007, com o “Roc Trip” organizado pela TEAM PETZL/BEAL. No entanto, estas paredes já há muito eram utilizadas como “escola” para bombeiros e espeleólogos que aqui vinham aprender e aperfeiçoar as suas técnicas de segurança e progressão em corda.

Com as suas imponentes estalactites de quase dois metros é, sem dúvida, um dos mais belos locais para escalada de grau no nosso território.

Voltar
Apoios Leiria Região Digital AMLEI pos_conhecimento FEDERAcessibilidade

Contactos | Avisos legais
Copyright © 2002-2012 Todos os direitos reservados.