Festas voltam a ser eco-evento
área de conteúdos (não partilhada)O Ecoevento é uma iniciativa da Valorlis que desafia os organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, destacando-se pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.
A classificação de Ecoevento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade que será reconhecido pelos participantes.
Todas as entidades organizadoras de eventos que solicitem a classificação de EcoEvento devem assumir o compromisso de criar e implementar no local, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e/ou das entidades participantes.
Faz parte deste compromisso a implementação de um plano de gestão de resíduos e garantir que estes resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da Valorlis, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.
Associada a esta componente, pode também existir a vertente de responsabilidade social, ao premiar o desempenho ambiental, atribuindo um valor em função das quantidades entregues para apoiar uma instituição e/ou causa.
Para um EcoEvento de sucesso é imprescindível o compromisso de todos os intervenientes: os Municípios, ao propor a classificação e incentivar todos os participantes divulgando a iniciativa; a Valorlis ao disponibilizar a formação e ao fornecer meios para recolha dos recicláveis; as associações e entidades que vão dinamizar as tasquinhas no recinto, ao separarem os resíduos produzidos e encaminharem para o local indicado e o público em geral ao utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos.
Ações de promoção de boas práticas ambientais diligenciadas pela Valorlis
• Formação a todas as associações e equipa de limpeza, e reforço dessa sensibilização durante o evento.
• Monitores de sensibilização ambiental (mochileiros) que interagem mobilizando o público em geral, festivaleiros, associações e comerciantes para uma ação comprometida com base nos valores, princípios e práticas sustentáveis do evento.
• No final do evento os resíduos serão recolhidos e os materiais pesados, para quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem. Contabilização dos resíduos produzidos no evento irão apoiar uma IPSS identificada pelo Municipio.
• Missão Georreferenciada Recycle BinGo
- Recycle BinGo – uma app que premeia quem recicla
- Será criada uma Missão Especial Recyclebingo dedicada ao evento “Reciclar é na Festas de S. Pedro” que será promovida antes e durante o evento nos vários suportes de comunicação do evento do Municipio e da Valorlis
- Os utilizadores fazem check in no ponto de reciclagem geolocalizado, depositam as suas embalagens e ganham moedas virtuais que podem ser trocadas por prémios.
- Mais informações em www.recyclebingo.pt
Em 2023 foram disponibilizadas, pelo Municipio, entradas no Castelo de Porto de Mós e nas Piscinas Municipais.
Em 2024 sugerimos a disponibilização de um prémio diferente, exclusivo das festas tal como os exemplos abaixo: Cabaz de produtos regionais, farturas, voucher divertimento (carrocel), 1 refeição no valor de 20€, numa Associação à escolha, porta telemóveis etc. A organização define a quantidade de prémios que pode disponibilizar e o local e horários onde podem ser levantados.
Em 2023 foi colocado um ponto de reciclagem geolocalizado, um ecoponto com 4 laterais acessíveis à deposição de garrafas e latas, translucido permitindo ver o grau de enchimento e os resíduos aí depositados, promovendo a correta separação, assim como o download da App Recyclebingo. Em 2024 pretendemos colocar dois pontos, de forma a promover ainda mais a reciclagem junto dos visitantes.
De forma a responsabilizar e envolver e motivar os visitantes para a causa da reciclagem sugerimos a disponibilização desta informação nas redes sociais e site do município, bem como a colocação de uma lona com uma mensagem apelativa às boas práticas ambientais e promoção da app Recycle BinGo.