Inauguração das Obras de Saneamento nos lugares da Cumeira, Boieira, Albergaria, Cruz da Légua, Moitalina e Chão da Feira
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
No passado dia 24 de junho de 2025, foi inaugurada uma das obras mais significativas para o concelho de Porto de Mós: a nova rede de saneamento que serve os lugares da Cumeira, Boeira, Albergaria, Cruz da Légua, Moitalina e Chão da Feira.
A empreitada, com um investimento superior a 4 milhões de euros, permitiu a instalação de mais de 20 quilómetros de rede de saneamento, representando um marco essencial para a sustentabilidade ambiental e para a saúde pública da região.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, que sublinharam a importância desta obra estruturante. Tomaram a palavra o Presidente da Junta de Freguesia do Juncal, Artur Louceiro, o Presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Pedro Pragosa, e o Administrador da empresa LusoSicó, Manuel André.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, destacou o impacto positivo da intervenção para o futuro do concelho, enquanto o Presidente das Águas do Centro Litoral, Prof. Alexandre Tavares, reforçou o contributo desta infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida das populações.
O momento solene contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, que enalteceu a cooperação entre as várias entidades envolvidas.
O ato simbólico de descerramento da placa de inauguração assinalou o encerramento da cerimónia, que terminou com um momento de convívio entre a população e os representantes das instituições presentes.
Obra financiada pelo Programa CENTRO2030 - Programa Regional do Centro 2021-2027
O Município levou a curso a obra de saneamento dos lugares Cumeira, Albergaria, Cruz da Légua e Boieira. Esta obra tem como objetivo dotar a área abrangida de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas que contempla a execução de uma rede de coletores de drenagem de águas residuais com uma extensão total de cerca de 20 535 m, com 200 mm de diâmetro e cerca de 653 ramais domiciliários com respetivas câmaras de visita e ramal. Vai servir cerca de 1.157 pessoas.
A obra de saneamento do saneamento dos lugares Cumeira, Albergaria, Cruz da Légua e Boieira foi projetada com uma forte ênfase na resistência às alterações climáticas e na sustentabilidade energética, nomeadamente com a instalação de painéis fotovoltaicos nos locais das estações elevatórias permitirá o autoconsumo energético reduzindo a dependência da rede elétrica.
Praça da República 2484-001 Porto de Mós
Telefone Geral: 244 499 600 | Fax: 244 499 601 | E-mail: geral@municipio-portodemos.pt
Horário de Funcionamento: das 09h00 às 17h30
Centro de Atendimento e Tesouraria: das 09h00 às 17h00