Cerimónia Solene de Instalação dos Órgãos Autárquicos 2025-2029
área de conteúdos (não partilhada)A Cerimónia Solene de Instalação dos Órgãos Autárquicos da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Assembleia Municipal de Porto de Mós, no seguimento do ato eleitoral de 12 de outubro de 2025, teve lugar no dia 3 de novembro no Cineteatro de Porto de Mós.
A Presidente da Assembleia Municipal cessante, Clarisse Louro, começou por proceder à instalação da Câmara Municipal, seguindo-se a instalação dos eleitos para a Assembleia Municipal e a posterior realização da primeira reunião de funcionamento, onde foram eleitos, por escrutínio secreto, o Presidente e 1º e 2º secretários da Assembleia Municipal para o quadriénio 2025-2029.
Os representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal usaram da palavra pela ordem de eleição, a saber: Iniciativa Liberal, CHEGA, Partido Socialista e Partido Social Democrata.
No momento final da sessão, Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, discursou, agradecendo a conquista no último ato eleitoral, livre e democrático, reafirmando que “continuará a ser o Presidente de todos os Portomosenses, sem exceção”! Convocado, com o seu executivo, para mais um ciclo de quatro anos, pretende consolidar a coesão social e territorial e fortalecer a governança do território, assentando as suas estratégias em seis pilares fundamentais: Educação, Mobilidade, Saúde, Segurança, Habitação e Desenvolvimento Económico.
Por outro lado, Clarisse Louro, eleita Presidente da Assembleia Municipal, começou por agradecer a confiança renovada para a condução deste órgão, mas debateu-se, sobretudo, sobre os valores que devem liderar na casa da democracia: “respeito pelas regras e valores democráticos; proximidade com os cidadãos e freguesias e diálogo constante e construtivo entre todos os eleitos e eleitores”.
Eleitos para a Câmara Municipal de Porto de Mós, por ordem de eleição:
- José Jorge Couto Vala, eleito como Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós pelo Partido Social Democrata;
- Eduardo Manuel Ferreira Amaral, eleito como Vereador pelo Partido Social Democrata;
- Telma Cristina Rodrigues da Cruz, eleita como Vereadora pelo Partido Social Democrata;
- Marco Paulo Barbosa Lopes, eleito como Vereador pelo Partido Social Democrata;
- Fernando Quaresma Gomes, eleito como Vereador pelo Partido Socialista;
- Pedro Miguel Silva Vala, eleito como Vereador pelo Partido Social Democrata;
- Licínio Américo Martins Ferraria, eleito como Vereador pelo Chega, após ter renunciado ao mandato para que foi eleito para a Assembleia Municipal, onde foi substituído, em conformidade com o disposto nos nºs 1 a 4 do artigo 76º do Decreto-lei nº 169/99, de 19 de setembro, pelo seguinte na lista de candidatos, Carla Patrícia Frazão Ferreira Calé.
Eleitos para a Assembleia Municipal, por ordem de eleição:
- Maria Clarisse Carvalho Martins Louro, eleita pelo Partido Social Democrata;
- António José Jesus Ferreira, eleito pelo Partido Social Democrata;
- Rui Fernando Correia Marto, eleito pelo Partido Socialista;
- Olga Cristina Fino Silvestre, eleita pelo Partido Social Democrata;
- Júlio João Carreira Vieira, eleito pelo Partido Social Democrata;
- Abna Rivca Simão Pato, eleita pelo Chega;
- Cristiana Ferreira do Rosário, eleita pelo Partido Social Democrata;
- Joaquim Jorge Rino da Graça Santos, eleito pelo Partido Socialista;
- Nuno Rafael Raimundo Santana, eleito pelo Partido Social Democrata;
- Isolda Maria Carreira do Rosário, eleita pelo Partido Social Democrata;
- António Rogério de Oliveira Vieira, eleito pelo Partido Social Democrata;
- Sheilla Cristina Pereira Saldanha, eleita pela Iniciativa Liberal;
- Rita Isabel Santos Miguel, eleita pelo Partido Socialista, não está presente, neste ato, tendo justificado a sua falta perante a senhora Presidente da Assembleia Cessante, pelo que será empossada no início da próxima sessão ordinária deste órgão, em conformidade com o disposto no nº 3 do artigo 44º do Decreto-lei nº 169/99, de 19 de setembro.
- Ricardo Jorge Almeida Gome, eleito pelo Chega;
- Raquel Ferreira Bento, eleita pelo Partido Social Democrata;
- Miguel Ferreira do Rosário, eleito pelo Partido Social Democrata;
- José Gabriel Pires Vala, eleito pelo Partido Social Democrata;
- Paulo Jorge Nobre Pereira, eleito pelo Partido Socialista;
- Neuza Catarina Martins Morgado, eleita pelo Partido Social Democrata;
- Carla Patrícia Frazão Ferreira Calé, eleita pelo Chega, em substituição de Licínio Américo Martins Ferraria, em conformidade com o disposto nos nºs 1 a 4 do artigo 76º do Decreto-lei nº 169/99, de 19 de setembro.
- Tiago Manuel da Costa Rei, eleito pelo Partido Social Democrata;
Membros da Assembleia Municipal por inerência do cargo de Presidentes de Junta de Freguesia:
- Patrícia Pereira Santos, eleita Presidente da Junta de Freguesia do ALQUEIDÃO DA SERRA pelo movimento independente Junta de Freguesia do ALQUEIDÃO DA SERRA.
- Luis António Gomes da Silva, eleito Presidente da Junta de Freguesia da CALVARIA DE CIMA, pelo Partido Social Democrata;
- Vítor José Rosa Machado Raimundo, eleito Presidente da Junta de Freguesia do JUNCAL, pelo Partido Social Democrata;
- Alcides Manuel Lopes de Oliveira, eleito Presidente da Junta de Freguesia de MIRA DE AIRE, pelo Partido Social Democrata;
- Pedro Miguel Muliano Pragosa, eleito Presidente da Junta de Freguesia das PEDREIRAS, pelo Partido Social Democrata;
- Luis Miguel Louro Ferraria, eleito Presidente da Junta de Freguesia de S. BENTO, pelo Partido Social Democrata;
- Luis Narciso Martins Fortunato, eleito Presidente da Junta de Freguesia de SERRO VENTOSO, pelo Partido Social Democrata;
- Manuel Freitas Barroso, eleito Presidente da Junta de Freguesia PORTO DE MÓS – S. JOÃO BAPTISTA E S. PEDRO, pelo Partido Social Democrata;
- Sandra Maria da Silva Martins, eleita Presidente da Junta de Freguesia da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALVADOS E ALCARIA, pelo Partido Social Democrata;
- Carlos Manuel Amado Cordeiro, eleito Presidente da Junta de Freguesia da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ARRIMAL E MENDIGA, pelo movimento independente Por Arrimal e Mendiga.

