Mendiga - União de Freguesias de Arrimal e Mendiga
área de conteúdos (não partilhada)Telhados d'água da Mendiga
- História
A Mendiga situa-se num vale de planalto, definido por duas fiadas de serranias: a nascente, a Serra D´Aire, e a poente a Serra dos Candeeiros.
Segundo tradição oral, no início do povoamento de Mendiga havia apenas três casas, uma no mouchão do Bento, outra no Cadimo e outra na Cabeça. Nelas teriam habitado alguns mendigos, dando origem ao nome da localidade sede da freguesia: MENDIGA. A ser assim, teriam antecedido os primeiros quinze albergueiros, entre os quais se contavam D. David e Dª Aldora, que por carta de D. Afonso Henriques receberam privilégio de apenas pagar dizimo à Igreja, contra o encargo de darem pousada, candeia, fogo, água e estrebaria de graça aos caminhantes e mendigos que por ali passassem, pois naquela época vivia-se uma importante fase da Reconquista Cristã, em que Mendiga era um ponto estratégico. Esta carta de privilégio foi confirmada por quase todos os Reis.
A Mendiga foi desanexada da Colegiada de S. João por alturas de 1525, por determinação do Arcebispo de Lisboa, Cardeal – D. Afonso, tendo sido elevada a freguesia alguns anos mais tarde.
Pertenceu à Comarca de Leiria em 1839, tendo sido integrada na Comarca de Porto de Mós por volta de 1884. Por supressão do concelho de Porto de Mós, esteve anexada ao concelho de Alcobaça, de 1895 a 1898.
O lugar de Mendiga foi eletrificado em 1960, o da Marinha da Mendiga em 1971 e os da Bemposta e Cabeça Veada em 1976.
É uma freguesia de fracos recursos agrícolas, pelo que é recorrendo à extração de pedra, em pedreiras e a outra atividades por conta de outrem, para além de alguns estabelecimentos locais, que se baseia a economia da comunidade local.
Passou a integrar a União de Freguesias de Arrimal e Mendiga em 2013.
- Descobrir Mendiga
- Festas e romarias
- Festa de S. Brás em Mendiga: meados de fevereiro
- Festa de Nossa Sra. de Fátima na Cabeça Veada: 1º domingo de maio
- Festa anual da Marinha da Mendiga (festa da associação): 1º domingo de junho
- Festa do Rancho na Lagoa: anualmente em junho decorre o Festival de Folclore, junto à Lagoa Grande do Arrimal, organizado alternadamente pelo Rancho Folclórico da Mendiga e pelo Rancho Folclórico do Arrimal
- Festival de Folclore em Cabeça Veada: último fim de semana de julho
- Festa de Nossa Sra. da Assunção na Mendiga: 15 de agosto
- Festival de Folclore no Parque "Manuel Baptista Amado – Telhados de Água": agosto (bienal)