São Bento
área de conteúdos (não partilhada)Pastorícia e paisagem serrana
- História
A freguesia de São Bento situa-se no Planalto de Santo António, que separa a Serra D'Aire da Serra dos Candeeiros. Foi elevada a freguesia em 1933, sendo a maior do concelho. Aqui predominam as paisagens cársicas, agrestes e de beleza panorâmica inconfundível, detém a mais valia de possuir um riquíssimo património paisagístico e ambiental.
A natureza calcária da rocha, associada à ausência de cursos de água da superfície, origina uma paisagem que imprime uma forte personalidade à serra, quer pelas particularidades dos aspectos naturais, quer pela singularidade dos usos e costumes da população. A água, fonte de vida, é escassa à superfície. No entanto, quando chove, é engolida pela terra, ficando retida apenas uma pequena parte dela em lagoas, pias e cisternas, constituindo verdadeiro oásis nesta região. As falhas, os rasgos, as fendas na rocha, permitem a infiltração da água no solo, entrando esta numa vasta e complexa rede de cursos de água subterrâneos, que percorrem a serra internamente, aparecendo ora de forma envergonhada, ora plena de vigor.
O rendilhado dos muros de pedra solta, marcam a paisagem e refletem a necessidade humana de proteger as culturas e de obter terras aráveis. As casinas de pedra sobre pedra e os chousos, marcam do mesmo modo a paisagem, e retratam a forma como os trabalhadores rurais ou o seu rebanho se abrigavam, segundo estilos ancestrais do neolítico.
- Descobrir São Bento
- Desporto e lazer
- Festas e romarias
- Festa de São Bento: Pacoela, primeiro domingo depois da Páscoa
- Festa de Nossa Senhora da Conceição: agosto
- Festas de Nossa Senhora da Saúde em Cabeça das Pombas: domingo mais próximo do dia 8 de setembro
- Festas de Santa Susana em Cabeça das Pombas: outubro