Serro Ventoso
área de conteúdos (não partilhada)Ecopista - reconversão da antiga linha-de-comboio da Bezerra
- História
Pelos treze lugares pertencentes à freguesia, podemos beber rica água nos fontanários, recolhida na captação de águas pluviais, denominada pelos habitantes por barragens – simplesmente uma outra forma de cisterna.
Ao caminhar pela freguesia encontramos muros ou chousos de pedra solta, serpenteando pela serra, testemunhos vivos desta bela paisagem cársica, bem como casario cuidadosamente recuperado, respeitando a traça original.
A indústria de extração de pedra, o comércio a retalho, a pastorícia de gado bovino e a agricultura tem permitido a estas gentes valorizar cada vez mais a sua região, nunca descurando os usos e costumes.
Serro Ventoso é uma planície descampada a Norte e Sul, o que a torna extremamente fria no inverno e muito quente no verão. O seu clima acabou por dar o nome a esta freguesia – Serro Ventoso - que foi constituída em 1758 apesar de já existir o lugar desde da época de D. Afonso Henriques. Segundo a história o monarca isentou os seus 15 moradores dos impostos para que estes pudessem dar abrigo a alguns pedintes, à semelhança da freguesia da Mendiga e assim aumentar o número de habitantes.
- Descobrir Serro Ventoso
- Desporto e lazer
- Festas e romarias
- Festa de S. Sebastião: domingo magro (domingo mais próximo do 20 de janeiro)
- Carnaval: Desfile Carnavalesco de Carros Alegóricos no dia de Carnaval
- Festa de Santo António: 3º domingo de julho
- Festa de Nossa Senhora da Saúde: 4º domingo de agosto
- Festa de São Joaquim e de Santa Ana: 1º domingo de setembro
- Festa de São Silvestre: 2º domingo de setembro